Para reduzir despesas, a Unicamp suspendeu temporariamente as contratações de servidores da carreira PAEPE, da Carreira do Magistério Superior, das Carreiras Docentes Especiais e da Carreira de Pesquisador.

Também estão suspensas as promoções e progressões para todas as essas carreiras. As medidas também cortam custos de passagens aéreas e diárias.

A suspensão foi determinada por uma resolução assinada pelo reitor Marcelo Knobel no último dia 27 de abril e publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário (PRDU), professora Marisa Masumi Beppu, há algumas exceções nas suspensão, principalmente para os casos em andamento. “As contratações homologadas até a entrada em vigor da Resolução prosseguirão seu curso normal. Os editais já publicados e com inscrições efetivadas também terão continuidade”, afirmou ao portal da Unicamp.

De acordo com a pró-reitora, as medidas foram definidas para manter as atividades da Unicamp e o pagamento da folha salarial, mas podem mudar no segundo semestre deste ano. “Um aspecto importante a ser esclarecido é que a Resolução tem caráter temporário. Nós teremos condições de fazer uma análise detalhada da situação financeira da Universidade e, se for o caso, rever as medidas que se mostrarem necessárias”, disse Marisa Beppu.