A vida e a cultura da população caiçara que se espalha entre o litoral sul do Rio de Janeiro e a costa do estado de São Paulo são tema do documentário “Caiçaras – Às Margens do Brasil”, que será exibido no dia 23 de maio, terça-feira, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Logo após a sessão, o público poderá participar do bate-papo com o diretor do filme, Guilherme Rodrigues.

O documentário identifica e revela os fatores que colocaram e ainda estão colocando em risco as manifestações culturais e tradições caiçaras, como o turismo excessivo, a especulação imobiliária, a grilagem de suas terras e a implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por esse povo.

Aspectos culturais e relativos à memória caiçara são abordados de diferentes modos para realçar o valor documental do projeto. Deste modo, a trilha sonora utilizada é composta por músicas típicas da população local. O trabalho foi gravado entre 2013 e 2015 e conta com entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades de renome nacional e internacional. Também foram gravadas as principais manifestações culturais, eventos e festas típicas caiçaras.

O projeto do filme foi apresentado por Guilherme Rodrigues durante o curso DOC360° (atividade desenvolvida pelo Programa Pedagogia da Imagem do MIS) realizado em 2012 e 2013, no MIS Campinas. Teve como primeira versão um documentário média-metragem de 45 minutos, com o mesmo nome, produzido ao longo do curso, projetado na mostra de encerramento. Lançado em abril deste ano, o documentário está percorrendo diferentes cidades do litoral paulista e fluminense.

Além do diretor Guilherme Rodrigues, o bate-papo após a exibição do documentário irá contar com José Maria Pereira Lopes (coordenador do Centro de Documentação da TV Cultura) e Orestes Toledo (MIS Campinas).

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
“Caiçaras – Às Margens do Brasil”
Gênero: Documentário
Direção: Guilherme Rodrigues
País de produção: Brasil
Idioma: Português
Legendas: Português, inglês e espanhol
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Roteiro, produção, fotografia e som direto: Guilherme Rodrigues
Montagem, edição e finalização: Thomas Knaus
Assistentes de gravação: Fernando Tidre Ferreira, Lucas Borsatto, Juliano Sant’ana
Trilha Sonora composta e executada pelos artistas: Agostinho Gomes, Dito Fernandes e Grupo Congada de Bastões São Benedito, Grupo do Divino Espirito Santo de Ubatuba, Luis Perequê, Julio Mendes e Grupo Cantamar, Grupo Ciranda Caiçara de Paraty.
Tempo de filme: 1:28:21

Lançamento do filme “Caiçaras – Às Margens do Brasil”, de Guilherme Rodrigues
Quando: 23 de maio, terça, 19h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas.
Realização:Instituto João Zinclar/Programa Pedagogia da Imagem do MIS Campinas
Entrada gratuita