Ícone do site CartaCampinas

Cursos de Teatro utilizam as posturas do Yoga na preparação corporal

Estão abertas as inscrições para dois novos Cursos de Teatro em Campinas. Um deles, que será oferecido no Cambuí, é um curso de iniciação teatral. Em Barão Geraldo, os interessados poderão se inscrever em um curso intermediário com foco no corpo do ator e nas linguagens teatrais.

As aulas do primeiro curso – Módulo Iniciação acontecerão todas as segundas do mês de maio e junho, das 19h às 21h30, e serão ministradas por Rodolfo Groppo, ator da Cia. Histriônica de Teatro e professor formado pela Unicamp. O diferencial do curso é que a preparação corporal é feita através das posturas do Yoga. As aulas acontecerão no Bons Ventos Coworking, que fica na Rua Santo Antônio, 405 – Cambuí. A primeira aula será no dia 08/05. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3252-8649.

Neste curso serão trabalhados aspectos básicos do fazer teatral como preparação e consciência corporal – através das posturas do Yoga -, jogos teatrais, improvisos e criação de cenas. Será vivenciada uma prática teatral a partir de um ponto de vista corporal: o teatro como uma linguagem concreta que tem como instrumento o corpo do ator. A prática corporal é realizada através do Yoga, de brincadeiras que despertam a espontaneidade e de exercícios teatrais que preparam o participante para os improvisos e a criação de cenas. Nos improvisos e criações, pratica-se a arte da criatividade, que permite aos participantes a ampliação de seus conhecimentos corporais, intelectuais e afetivos. Também serão abordadas práticas de relaxamento e autoconsciência. Qualquer pessoa com idade a partir de 15 anos pode participar.

As aulas do segundo curso – Módulo Intermediário serão oferecidas no Mantra – Espaço Cultural, em Barão Geraldo. As aulas acontecerão todas as terças do mês de maio e junho, das 19h30 às 22h, e também serão ministradas por Rodolfo Groppo. A preparação corporal também será feita através das posturas do Yoga. O curso trabalhará com textos de Shakespeare e Bertolt Brecht. O Mantra – Espaço Cultural fica na Rua Maria Adame Pattaro, 348 – Barão Geraldo. A primeira aula será no dia 09/05. Inscrições e mais informações pelo WhatsApp: (11) 9 8703-4945.

Neste curso, será abordada preparação corporal através do Yoga, exercícios e jogos teatrais, improvisos e criações, de modo a ampliar o conhecimento dos participantes sobre Teatro. Como estímulos para a criação, serão usados diferentes materiais: de textos cômicos a tragédias gregas, de imagens a textos de Shakespeare, de poesias a trechos de Bertolt Brecht. O curso tem enfoque na criação corporal. Também serão abordadas práticas de relaxamento e autoconsciência. Qualquer pessoa com idade a partir de 15 anos pode participar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Curso de Teatro – Módulo Iniciação
Segundas, das 19h às 21h30
Início: 08/05
Local: Bons Ventos Coworking – Rua Santo Antônio, 405 – Cambuí
Mais informações: (19) 3252-8649

Curso de Teatro – Módulo Intermediário
Terças, das 19h30 às 22h
Início: 09/05
Local: Mantra – Espaço Cultural – Rua Maria Adame Pattaro, 348 – Barão Geraldo
Mais informações – WhatsApp: (11) 9 8703-4945

Sair da versão mobile