‘Artaud, Le Mômo’, com a Taanteatro Companhia, fará nova temporada no Teatro Viradalata

Em São Paulo – Artaud, Le Mômo é um monólogo teatrocoreográfico multimídia de Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia sobre a vida e obra de Antonin Artaud. A linha mestra da dramaturgia é “o problema da liberdade autêntica”. Mostra a luta do poeta e ator francês Antonin Artaud contra a institucionalização das formas de vida e a sua tentativa de conquistar um corpo soberano.

A meticulosa encenação combinada com uma trilha sonora vigorosa e mapping de projeções convidam o público a vivenciar intensamente o universo lúdico-alucinatório do criador do teatro da crueldade.

Em São Paulo, estreou em agosto de 2016 no Teatro da Aliança Francesa em comemoração do 120º aniversário de Antonin Artaud (1896-1948). Em outubro do mesmo ano realizou sua estreia internacional na França na Chapelle Paraire, edifício remanescente do manicômio de Rodez onde Artaud permaneceu internado de 1943 a 1946 e foi submetido a cerca de 50 eletrochoques. Em março de 2017 reestreou em São Paulo na Funarte SP e agora fará nova temporada de 06 a 28 de maio no Teatro Viradalata.

“(…) Sensacional. Baiocchi ultrapassa amplamente todas as interpretações dadas até agora. Ela é Artaud e além de Artaud. Sem dúvida, é a primeira vez que Le Mômo é encarnado dessa forma e por uma mulher”. Registrou Florence de Merèdieu em seu blog Journal Ethnographique. Professora de estética da Sorbonne e autora de C’est Antonin Artaud, Antonin Artaud dans La Guerre, Sur l’electrochoque – le cas Artaud, entre outros.

Na mitologia grega, Momo é uma divindade nascida de Nix, a Noite. Expulso do Olimpo por criticar os outros deuses, Momo é a personificação do sarcasmo, das burlas, da zombaria e das grande ironias. Comparável à função do palhaço ou do bufão.

“Maura Baiocchi nos faz viajar fora do espaço e do tempo pela sua encarnação de Artaud. Um espetáculo devastador e universal que exprime os sofrimentos humanos e a resistência às instituições e à bienpensance.” F. Delzons da Association Rodez Antonin Artaud.

Inspirado em textos como – As novas revelações do ser; Verdadeira história de Artaud, o Momo; Supostos e Supliciações; A face humana; O homem árvore – o espetáculo encena a atualidade da poética artaudiana diante de nossos conflitos sócio-políticos e culturais. A favor da “liberdade autêntica”, o texto põe em cheque os “mantenedores da ordem, do lucro e das instituições sociais e burguesas”, agentes das guerras e de todas as formas de “escravidão contemporânea”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

E o conflito entre a América e a Rússia, mesmo multiplicado por bombas atômicas, pouca coisa será, face ao outro, que irá, de um só golpe disparar, entre os mantenedores e uma humanidade digestiva por um lado e por outro, o homem da vontade pura e seus raros seguidores, mas que têm por si a força eterna. A. Artaud

FICHA TÉCNICA
Direção, teatrocoreografia, atuação e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia e Cenário: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi
Composição Musical: Gustavo Lemos I Direção de Edição de Trilha Sonora: Maura Baiocchi
Desenho de Luz: Eduardo Alves I Operação de Luz: Juliana Morimoto
Videos: Onofre Roque Fraticelli, Candelaria Silvestro, Paula Alves, Bruna de Araujo
Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes
6 a 28 maio 2017
Sábado e domingo 19h
Ingressos na bilheteria do teatro ou www.ingressorapido.com.br
R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)

Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 – Perdizes, São Paulo (próximo ao Metrô Vila Madalena)
producao@viradalata.com.br / fone 11 3868-2535
90 min / recomendação 12 anos

Recent Posts

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

23 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago