Por João Neves

O compositor popular é uma espécie de cronista. Com uma linguagem muitas vezes simples e direta, ele é capaz de apreender aspectos surpreendentes da vida cotidiana e traduzi-los com habilidade e beleza sob a forma de canção ou música puramente instrumental.

Estudos recentes sugerem que a música popular, em função de suas características estéticas, pode, em determinadas situações, traduzir, expressar e moldar de diversas maneiras a prática política. Ela tem grande potencial de agenciar movimentos sociais e produzir subjetividades, sentimentos comunitários, valores e movimentos de vários tipo associados ao campo da política.

Ao definir determinadas formas de expressar, narrar, entoar conteúdos diversos e de promover padrões de escuta participativa, a música popular é capaz de construir e estimular modos de atuação ou participação em movimentos coletivos. É um tema complexo que exige abordagens ancoradas na interdisciplinaridade. Por essa razão, convidamos pesquisadores que transitam por diversas áreas, especialmente pela Musicologia, pela Etnomusicologia e pelas Ciências Humanas.

 

O objetivo deste seminário é aprofundar a reflexão sobre a produção musical que ocorre contemporaneamente em contextos sócio-políticos diversos e, ao mesmo tempo, a partir de questões que emergem dessas experiências, lançar um olhar crítico sobre momentos históricos passados nos quais a relação entre música popular e política se estabeleceu de maneira marcante.

Pretende-se reunir pesquisadores que se dedicam à investigação desse tema, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, para que exponham e debatam seus trabalhos. Por fim, será solicitada a cada um dos convidados a elaboração de um artigo para compor uma coletânea a ser publicada futuramente.

Espera-se, com este evento, contribuir para intensificar o debate entre pesquisadores que trabalham com esse tema, promover o intercâmbio entre instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras e intensificar a produção e divulgação de conhecimento acerca desse assunto especialmente entre docentes e estudantes vinculados a programas de pós- graduação das áreas de Ciências Humanas e Artes.

Mais informações e inscrição acessem o site:

www.gemup.com.br