Reforma do Ensino Médio abriu as portas para mais segregação social, revela pesquisador

O professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em palestra no simpósio SOS Brasil Soberano, realizado recentemente no Rio de Janeiro, revela como a Reforma do Ensino Médio do governo Temer (PMDB-PSDB) deverá segregar ainda mais socialmente a população e dificultar o acesso à educação pela população. Isso já acontece de forma exemplar no ensino fundamental (link).

O professor também deixa explícito como os jovens foram enganados com a “possibilidade de escolha” da reforma. Os conteúdos programáticos foram divididos em 5 eixos (chamados de itinerários formativos) para que o aluno fizesse escolha.

No entanto, a reforma permite que as secretarias de Educação dos estados deixem escolas com apenas uma opção. Ou seja, o aluno não poderá escolher. “O próprio Michel Temer revelou durante a cerimônia o maior perigo da Reforma do Ensino Médio”, revelou Penna. Para ele,  os alunos sem recursos para mudar de cidade terão de abandonar a escola.

Sem opção de escolha e sem recursos, alunos com dificuldade de aptidão a determinado eixo oferecido serão obrigados a abandonar a escola durante o ensino médio. Tudo isso construído com uma propaganda de TV enganosa, que afirmava que o aluno teria a liberdade para escolher.

Outra mentira divulgada para vender a reforma do ensino médio foi a de que seria uma mudança para o ensino integral, mas a legislação da reforma não prevê prazo para que as escolas se transformem em escolas de ensino integral. Pura enganação.

Elas simplesmente devem aumentar de 4 horas para 5 horas até o ano 2022. Escola integral com 7 horas no mínimo pode ser implantada em 2030, 2050 ou simplesmente nunca existir. Não há previsão legal.

Recent Posts

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

6 hours ago

O armário de Tarcísio e o caos em SP com privatização de serviços básicos

(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…

10 hours ago

Duo apresenta concerto inspirado no Movimento Armorial, de Ariano Suassuna

O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…

10 hours ago

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

15 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

17 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

17 hours ago