O Circuito Sesc de Artes traz em sua programação diferentes ações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Realizado pelo Sesc São Paulo, em 2017 o evento itinera por 118 cidades (quatro a mais que no ano passado) do interior, litoral e Grande São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

Entre os dias 28 e 30 de abril, as cidades de Itapira, Valinhos e Mogi Guaçu recebem o grupo Trovadores do Miocárdio, apresentando a performance literária conhecida como spoken poetry, onde declamam crônicas e poemas, promovendo um encontro entre poesia e música. Por lá, também irá passar o grupo sergipano de teatro Imbuaça, com o espetáculo A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel, no qual conto, canto e dança se fundem ao narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos criadores da literatura de cordel. O público também vai dançar junto com a Batalha de MCS, que traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba, e mediação do DJ Erick Jay, residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura, que também promove um baile ao som de muito rap nas cidades.

No fim de semana de 12 a 14 de maio, a banda A Espetacular Charanga do França se apresenta em Santa Bárbara D´Oeste, Mogi Mirim e Americana. Sucesso no carnaval de São Paulo, o grupo faz uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, com um repertório de marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. Essas três cidades também recebem o espetáculo circense O Andarilho, da Cia. da Pegada, onde palhaços andarilhos apresentam esquetes de malabares e acrobacia em um espetáculo inspirado na carta “ O Louco” do baralho do Tarô de Marselha. O público irá dançar com o espetáculo 3 ao Quadrado, das companhias de dança Eclipse, Back Spin Crew e Ruas de Fogo, onde nove “bboys” batalham ao som de um DJ e animados por um MC, realizam movimentos acrobáticos que serão julgados pela plateia.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades, que participa pelo segundo ano consecutivo com nova programação, levando aos espaços públicos, à moda dos traveling shows, cinema, literatura, artes visuais e Tecnologias. Serão exibidos filmes mudos em curta metragem dirigidos e protagonizados por Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos, e ainda oficinas de Flâmula de Tecido e Estêncil: Molde Vazado para Estamparia, além de um acervo de livros para atividades coletivas de leitura e mediação.

As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como praças e ruas para todos os públicos com atividades gratuitas. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais.

Mais informações e a programação completa no SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Circuito Sesc de Artes 2017
Período: de 28 de abril a 14 de maio de 2017
Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.
Grátis.
Livre.