Quatro deputados da Região Metropolitana Campinas (RMC), Carlos Sampaio (PSDB), Luiz Lauro Filho (PSB), Roberto Alves (PRB) e Vanderlei Macris (PSDB) votaram a favor de uma manobra do governo de Michel Temer (PMDB-PSDB) para transformar em uma tramitação urgência um projeto que retira direitos trabalhistas. Nesta quarta, 19, haverá um protesto no Centro de Campinas.

No entanto, o requerimento de urgência da proposta de reforma trabalhista (PL 6787/16) foi derrotado. Foram 230 votos favoráveis, 163 contrários e uma abstenção, mas eram necessários 257 votos para aprovar a urgência.

O requerimento encurtaria os prazos para votação em Plenário, possibilitando sua análise na próxima quarta-feira. Agora, o projeto precisa seguir os prazos regimentais na comissão que analisa o tema.

A rejeição da urgência foi comemorada por deputados da oposição, que gritaram palavras de ordem e criticaram a proposta. “Esta votação mostra que, havendo mobilização da rua, se a sociedade lutar, nós podemos derrotar os projetos deste governo. Tentaram atropelar a votação da reforma trabalhista, mas não conseguiram”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Para o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), haverá perda de direitos com a prevalência dos acordos coletivos. “Imaginem o trabalhador brasileiro ter os seus direitos negociados por um sindicato corrompido e comprado por um setor econômico. Isso vai ter mais força do que a lei. O acordado já pode prevalecer sobre legislado hoje, desde que seja melhor para o trabalhador. Isso não está proibido, se for para garantir mais direitos ao trabalhador, mas, se for para garantir menos, está proibido”, afirmou. Veja como votaram os deputados. (Carta Campinas com informações da Agência Câmara)