Físico Marcelo Knobel foi o mais votado na eleição para reitor da Unicamp

O físico Marcelo Knobel, de 48 anos, foi o mais votado nas eleições para reitor da Unicamp. A apuração, realizada no Ginásio Multidisciplinar da Universidade, foi encerrada por volta das 2h30 desta sexta-feira (17).

Knobel obteve obteve 52,63% dos votos válidos ponderados. A segunda colocada foi a professora Rachel Meneguello, com 28,72%. Na sequência, ficaram os professores Luís Alberto Magna (13,34%), Léo Pini Magalhães (4,88%) e Antonio Fonseca (0,43%).

O nome de Knobel encabeçará a lista tríplice que será encaminhada ao Conselho Universitário (Consu). O Consu, posteriormente, enviará o documento ao governador do Estado de São Paulo, que tem a prerrogativa de nomear o reitor da Universidade. Tradicionalmente, o chefe do Executivo paulista referenda a decisão da comunidade universitária. O novo reitor cumprirá mandato de quatro anos (2017-2021).

Knobel teve a preferência entre os docentes, que lhe garantiram 1.009 votos. Rachel Meneguello recebeu 464 votos da categoria. Dos 38.261 eleitores com direito a voto, 9.056 compareceram às urnas, o que representou uma abstenção total de 76,33%. O maior percentual de ausência foi registrado entre os estudantes (92,51%).

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC), professor Miguel de Arruda, todo o processo foi marcado por um clima de absoluta tranquilidade, respeito e participação. “Felizmente, tudo correu como esperado. A comunidade fez a sua escolha, dentro dos preceitos democráticos”, afirmou.

Indagado sobre as dificuldades que a instituição terá que enfrentar, principalmente por causa da redução orçamentária, causada pela queda da atividade econômica do país, Knobel ponderou que procurará analisar cada questão com muito cuidado e que se pautará pelo diálogo em todas as instâncias.(Com informações de divulgação)

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

3 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

13 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago