Exposição traz trabalhos de Bispo do Rosário e Adriana Varejão, unindo arte e manufatura

Em São Paulo – Imagine-se vestido em um traje confeccionado com aquelas antigas lâminas de barbear soltas e sobrepostas sobre o corpo. Essa é uma das várias propostas de obras de 28 artistas plásticos que evocam, além do conceito do belo, a percepção sobre os sentimentos, na exposição Aquilo Que Nos Une. A mostra fica aberta até 14 de maio no espaço da Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, centro da capital paulista.

De acordo com a curadora Isabel Sanson Portella, com o uso predominante de agulhas e linhas em traços de poesia, as obras tratam de questões como desejo, dor, entendimento, perdas e danos: “A dor é uma exigência do corpo para tomarmos consciência. Ela nos obriga a encarar a realidade, a redescobri-la na sua crueza e assim criar. É diante da dor sem remédio, do problema sem solução, que surge a necessidade de algo mais elevado, gerador da arte”.

Segundo a curadora, a exposição reflete uma linha de pesquisa estética contemporânea por meio da junção da arte e da manufatura. “São fios que conduzem histórias e narrativas visuais, bordados que constituem estratégias, jogos de dilemas e tragédias, de almas e de fissuras. Os artistas convertem o desenho em bordado; e a costura, em fio condutor de ideias. Agulha e linha são os elementos deflagradores de imagens conferindo espessura de sentido ao imaginário”, acrescenta.

Cutucar a alma

Entre os trabalhos está o video Marca Registrada, de Letícia Parente, de 1975, difícil de ver sem se arrepiar. As mãos de uma artesã bordam, com agulha e linha, uma inscrição na sola do pé. A cada fincada da agulha na pele, a artista parece não só remeter o assistente ao papel de um protagonista da história como deixa, subjetivamente, a intenção de lhe cutucar a alma. A artista procura interagir com o público, por meio de um ato semelhante ao de marcar o gado com ferro e fogo.

A lógica da razão e o mundo do abstrato estão presentes em todas as peças. Em uma delas, cujo título é Estudo para Bastidores, de 1997, a artista Rosana Paulino usou um bastidor de madeira, tecido e linha preta de bordado para cravar a imagem de uma mulher negra, similar a um retrato preto e branco. Ela cobriu a boca da personagem com passadas de linha preta, num gesto que transmite a falta de liberdade ou sufoca o grito de uma vítima de violência doméstica.

A proposta da estética também é realçada no painel em tecido de Clarisse Tarran. Na obra em serigrafia sobre linho Pássaro e Bacia, de 2015, ela mistura o bordado e a pintura com outros materiais, como lã, para reproduzir imagens de animais e de flores, abordando temas da natureza e de um universo lúdico.

A mostra também traz trabalhos de artistas como Bispo do Rosário, Leonilson, Tunga, Waltercio Caldas,, Rosana Palazyan e Anna Bella Geige. A exposição fica aberta das 9h às 19h com entrada gratuita, de terça a domingo.(Marli Moreira, da Agência Brasil)

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

12 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

12 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

16 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

19 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

20 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago