Por Verônica Lazzeroni Del Cet

Equipe Urubus Aerodesgin

A Urubus AeroDesing é o nome da equipe de estudantes da Unicamp determinada em aplicar e aprimorar conhecimentos de aeronáutica e engenharia, visando formar futuros engenheiros que estejam mais preparados para atuar no mercado de trabalho. A equipe, que participa no próximo mês de abril de uma competição internacional, a SAE Aero Design East, em Lakeland na Flórida, EUA, possui vinte e cinco membros, sendo que há estudantes dos cursos de engenharia, física e controle de automação. Eles realizam a desafiadora atividade extracurricular de criar aviões inéditos.

Conhecido como aerodesing, a atividade do grupo consiste em projetar e construir aviões que atendam às exigências dos regulamentos de competições em que participam. “O aerodesing inspira ideias inéditas e faz com que estudantes de engenharia pensem fora da caixa e, assim, contribuam para o desenvolvimento e evolução do projeto aeronáutico, podendo surgir novos conceitos de aeronaves e novos métodos de análises”, conta Taner Rodrigues Junior, capitão da equipe e membro desde 2014.

Piloto Cristiano da Urubus Aerodesign

A competição universitária mais aguardada pela equipe é a conhecida SAE Brasil AeroDesing, que teve início em 1999 e já contava com a equipe da faculdade de engenharia mecânica (FEM) da Unicamp, mas com nome diferente do grupo atual. Somente em 2002 que Urubus AeroDesing surge como nome da equipe que enfrentou desafios no começo de sua jornada, mas desde 2011 consegue destaque entre as cinco melhores equipes do Brasil, dentre o total de 95 que disputam a competição universitária na categoria regular. “Os bons resultados conquistados nesses últimos seis anos demonstram a evolução da equipe e aumentam a confiança das empresas em nossos projetos, como é o caso da Ford e Schaeffler, atuais patrocinadores da equipe”, diz Carolina Naemi Otakeno Ebi, membro da equipe desde 2015 e chefe do RH e Marketing, além de ser responsável pela construção da Asa do avião projetado pelo grupo.

Mais do que simplesmente participar de uma experiência universitária única e que contribui para uma formação acadêmica mais completa, o capitão Taner Rodrigues reconhece que participar deste projeto é oferecer ao aluno benefícios que vão além da teoria e que fortalecem aprendizados acadêmicos. “O aluno que participa de uma competição de aerodesing precisa desenvolver um raciocínio lógico e crítico, sempre com a maior dedicação, buscando a melhor aplicação no projeto em questão”, conta Taner.

O projeto

Em 2017 a equipe Urubus AeroDesing se concentra para a importante competição SAE Aerodesign East que ocorrerá em abril na Flórida, Estados Unidos. A competição poderá render o título mundial para o grupo que também se prepara para participar da competição SAE Brasil AeroDesing, a qual acontecerá no final do ano. O projeto da equipe é dividido em cinco etapas; análise do regulamento; projeto conceitual; projeto preliminar; projeto detalhado e por último a construção da aeronave. “Na parte da construção da aeronave há ajuda mútua entre todos os membros”, conta o capitão da equipe.

Desafios e a contribuição para a aeronáutica

Com todo o bom empenho que Urubus AeroDesing vem demonstrando nos últimos seis anos, a equipe conquistou bons patrocínios, mas enxerga a crise financeira atual como desafio, visto que tem afetado a busca por um número maior de patrocínios. Porém, o cenário não chega a ser tão desanimador diante de tantas conquistas e evolução. Além disso, é notória a contribuição que projetos extracurriculares, como o realizado pela equipe, podem oferecer à área da aeronáutica.

A participação em competições universitárias não somente oferece uma experiência que confronta a formação tradicional, como também faz com que novas ideias e soluções estudadas pelo grupo, durante a construção de aviões inéditos, possam ser aplicadas por membros ou ex-membros que já participaram e contribuíram com a equipe.

Carolina Naemi Ebi ainda ressalta que a principal meta da equipe, além do intercâmbio de conhecimento, é atingir uma boa classificação. “Como se trata de uma competição, o objetivo da equipe, é projetar e construir uma aeronave robusta, confiável e competitiva, capaz de voar a maioria das baterias de pontuação de voo e atingir o topo da classificação”, diz ela.

Conheça mais:

Sobre o projeto e a equipe da faculdade de engenharia mecânica, Urubus AeroDesing, pelo site: http://www.urubusaero.com/
Sobre o projeto e a equipe, além de maneiras em ajudar na arrecadação de contribuições pela página do Facebook: https://pt-br.facebook.com/UrubusAeroDesign

Veja vídeo da equipe: