Explorando o Teatro de Objetos – a vertente mais moderna do Teatro de Animação, que se vale de objetos prontos (ready-mades) em lugar de objetos – o Grupo Sobrevento criou um espetáculo sem palavras em que os atores compõem situações patéticas, emocionais, em quadros que se aproximam de instalações plásticas contemporâneas. O espetáculo fala da solidão e da desumanização nas grandes cidades e no mundo moderno.
A montagem foi concebida a partir de intercâmbios com a belga Agnès Limbos e com o italiano Antonio Catalano – artistas de grande renome internacional, e de um grupo de estudos com diferentes artistas brasileiros. Só conta com música de Arrigo Barnabé, figurinos de João Pimenta, cenário de André Cortez e iluminação de Renato Machado. Para a criação da obra, o Sobrevento tomou como ponto de partida livro O Desaparecido ou Amerika, primeiro romance de Franz Kafka, publicado em 1927.
Em Só, cinco personagens apresentam-se em diferentes situações, não sequenciais, que partem, sempre de objetos que, retratados exatamente como os objetos que são, terminam por transformar-se em elementos poéticos e metafóricos. Os cinco personagens, mais que cinco vidas, são cinco caminhos que terminam por encontrar-se, mesmo mantendo, neste encontro, as suas solidões.
A entrada é gratuita. Mais informações no SITE do grupo. O Espaço Sobrevento fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42 Belenzinho – Leste São Paulo – SP (11) 3399-3589. (Carta Campinas com informações de divulgação)
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO: Grupo Sobrevento
DIREÇÃO: Luiz André Cherubini e Sandra VargasV DRAMATURGIA: Luiz André Cherubini , Sandra Vargas, Sueli Andrade, J. E. Tico, Liana Yuri, Daniel Viana e Maurício Santana
INTERPRETAÇÃO: Sandra Vargas, Sueli Andrade, Liana Yuri, Daniel Viana e Maurício Santana
COLABORAÇÃO ARTÍSTICA: Agnès Limbos (Gare Centrale) e Antonio Catalano (Casa Degli Alfieri)
COMPOSIÇÃO MUSICAL: Arrigo Barnabé
FIGURINO: João Pimenta
ASSISTENTE DE FIGURINO: Marcelo Andreotti
ILUMINAÇÂO: Renato Machado
CENÁRIO: Luiz André Cherubini
ORIENTAÇÂO CENOGRÁFICA: André Cortez
(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…
(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…
(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…
(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…
(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…
(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…