Técnica do ‘frottage’ inspira oficina em escola de arte de Campinas

No próximo dia 13 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h, acontece na Ide Escola de Arte, em Campinas, uma Oficina de Frottage com o artista plástico João Bosco.

Na arte, frottage (do francês “frotter”, em português “friccionar”) é um método surrealista e “automático” de produção criativa desenvolvido por Max Ernst.

No frottage o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma “fricção” sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Embora superficialmente similar à fricção em latão e a outras formas de “esfregar”, visando reproduzir um objeto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória. A técnica também é utilizada na arte postal.

CONTEÚDO TEÓRICO
Em tempos de lisuras e superficialidades, permanecem dissonâncias. E, nestes tempos, dissonâncias serão cada vez mais e mais necessárias para contrapor-se às lisuras que homogeneízam e apagam singularidades.

CONTEÚDO PRÁTICO
Uso do lápis giz de cera e papel para os alunos exercitarem suas habilidades.

Inscrições: Ide Escola de Arte – 19 3296.3553
Material não Incluso, providenciar:
Folhas de papel sulfite A4 ou similar
Lápis Giz de Cera ou Lápis de Cor e cola em bastão.
Valor: R$ 60
Local: Ide Escola de Artes
Av.José Próspero Jacobucci, 51 Campinas
Horário: 9h às 12hs, quinta-feira

Mais informações no evento criado no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

8 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

1 day ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago

Religiosos deixarão de pagar imposto suficiente para financiar todas as universidades públicas do Brasil

(imagem chalogarcia pxl) Depois dos privilégios arraigados de deputados, juízes e militares, agora o brasileiro…

2 days ago