divulga-matulaO Grupo Matula Teatro apresenta nos próximos dias, 14, 15 e 16 de outubro, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, o espetáculo teatral dirigido por Marcelo Lazzaratto, Um Conto Infinito.

Livremente inspirado no conto “A saúde dos Doentes”, de Júlio Cortázar, o espetáculo inédito conta com texto de Cássio Pires, música original de André Abujamra e presença do ator convidado Dirceu de Carvalho. Um Conto Infinito trata das relações familiares complexas, e por vezes contraditórias, convidando o espectador a refletir sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

A temporada conta com 04 (quatro) apresentações no Centro Cultural Casarão nos 14, 15 e 16 de outubro. No dia 14, especificamente, serão realizadas 02 duas apresentações com recursos de acessibilidade, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD). Às 14h o público terá a oportunidade de assistir o espetáculo com Audiodescrição, e às 20h com tradução em LIBRAS.

Estes recursos de acessibilidade são utilizados para ampliar o entendimento de pessoas com deficiência visual, baixa visão (audiodescrição) e deficiência auditiva (LIBRAS) em cinemas, teatros, televisão, museus, e em todas as atividades nas quais as informações faladas e visuais são imprescindíveis para o entendimento da obra. A realização de apresentações com esses recursos são fundamentais para uma inclusão cultural e social dessas pessoas na sociedade.

Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo. Aqueles que pretendem assistir ao espetáculo com o recurso da audiodescrição, devem reservar ingresso através do email [email protected] ou pelo telefone: 19 3305-8372/19 9 8182-4430.

Quando elogiadas sobre a encenação e dramaturgia refinadas, as atrizes contam que o maior desafio em Um Conto Infinito é a questão da linguagem cênica. A escolha por “contar” uma história colocando em cena uma narrativa com personagens, começo, meio e fim, é novidade na trajetória do Matula. Nesta montagem, o grupo apostou muito na dramaturgia, na encenação e na ficha técnica do espetáculo, ultrapassando o conhecido trabalho autoral e ocupando espaço em meio ao risco e no encontro profundo com o texto.

O Grupo, que já realizou em 2014 a montagem de IMAGO-uma lua n´água, inspirada na vida e obra de Julio Cortázar, conta que o desejo de realizar uma montagem de um conto específico do autor veio antes, porém não havia financiamento para a execução de um projeto com esta dimensão. Após a realização de IMAGO, através do financiamento coletivo CATARSE, a montagem inédita Um Conto Infinito integra as atividades do projeto A Saúde dos Doentes, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O Grupo seguirá em temporada de estreia de 25 a 29 de outubro, nas cidades de Santa Bárbara D´Oeste e Jacareí. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse – Um Conto Infinito

Na Buenos Aires da década de sessenta, uma família tem de cuidar da matriarca que sofre de uma doença terminal e já não consegue mais sair da cama. O delicado equilíbrio das relações familiares é posto à prova quando um incidente obriga os membros da casa a redobrar os cuidados com a velha enferma. Livremente inspirada no conto “A Saúde dos Doentes”, de Julio Cortázar, a peça aborda uma situação-limite para abrir uma discussão sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

Um Conto Infinito – Temporada Casarão
Grupo Matula Teatro – Campinas/SP
14 de outubro (sexta) às 14h* e 20h**
15 e 16 de outubro (sábado e domingo) às 20h
Local: CENTRO CULTURAL CASARÃO – R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N, São Paulo, 13085-608 | Fone: (19) 3287-6800
Entrada Franca (ingressos distribuídos uma hora antes no local)
*Ingressos limitados para recurso de acessibilidade de Audiodescrição. Reservas por email:[email protected] ou telefone: 19 3305-8372/19 9 8182-4430
**Apresentação com acessibilidade em LIBRAS.
Mais informações no site http://www.grupomatulateatro.com/