credito_acervo-jgfoto-januario-garciaNo próximo dia 5 de outubro (quarta-feira), acontece na sede do Barracão Teatro, em Barão Geraldo, a 3ª edição do Sarau Cine com a exibição de um trecho do documentário “As Divas Negras do Cinema Brasileiro”, produzido pela Enugbarijô Comunicações (1989). A sessão começa às 19h30 e em seguida o público participa de um bate-papo que visa discutir as relações étnico-raciais relacionadas à arte e mídia como um todo, e refletir sobre como esses eixos se articulam na formação social, política e econômica das pessoas.

No trecho escolhido, a antropóloga Lélia Gonzalez (1935-1994) concede entrevista. Ela se dedicou às pesquisas sobre relações de gênero e etnia. Ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga e o Olodum.

A curadoria do Sarau Cine é realizada por Sidélia Silva e Adriano Bueno, ambos militantes de movimentos sociais que se dispõe a pautar a questão racial em parceria com o Barracão Teatro.

Até o dia 05/10 o Barracão Teatro está com inscrições abertas para o curso intensivo de produção cultural que será ministrado pela parceira Larissa Biasoli (Sorella Produções). Dividido em quatro módulos entre outubro e novembro, o curso abordará os seguintes temas: Módulo 1 – produção de espetáculo (14 e 15/10 das 14h às 18h), Módulo 2 – gestão de grupos e espaços culturais (21 e 22 de outubro das 14h às 18h), Módulo 3 – captação de recursos (04 e 05 de novembro das 14h às 18h) e Módulo 4 – consultoria (11 ou 12 de novembro – horário a combinar). Estão sendo oferecidas 20 vagas para cada módulo que serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados devem enviar currículo e carta de interesse para o e-mail [email protected]. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sarau Cine sobre a representatividade das mulheres negras – Exibição de trecho do documentário “As Divas Negras do Cinema Brasileiro”
5 de outubro (quarta-feira) às 19h30
Local: Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas – SP. Tel: 3289-4275).
Ingresso: No Chapéu (valor é definido pelo espectador após a sessão).