sinfonica-1Nos próximos concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas, que acontecem na sexta-feira (16) e no sábado (17), às 20h, no Teatro Castro Mendes, o público poderá conferir um recorte expressivo da obra do compositor Carlos Gomes (1836- 1896).

As apresentações, sob regência do maestro Victor Hugo Toro, marcam o lançamento do CD “Árias e Canções de Carlos Gomes”, gravado pela Sinfônica, com a participação das solistas Jayana Paiva e Carla Domingues (sopranos), além de Elosande Camondá Pereira, ao piano. O projeto revisita os 180 anos de nascimento do maior compositor de óperas das Américas.

O repertório dos concertos é o mesmo do álbum. Na primeira parte, as cantoras, acompanhadas ao piano, interpretam canções conhecidas de Carlos Gomes, como Noces d’argent, Rondinella, Mon bonheur, Suspiro d’alma, Quem sabe?, entre outras. No segundo momento, solistas e Sinfônica executam árias consagradas das obras Condor, Fosca, Salvator Rosa, Lo Schiavo, O Guarani.

Para combinar boa música à gastronomia, haverá food trucks na praça Corrêa de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes, a partir das 18h.

Ainda em setembro, a Sinfônica de Campinas se apresenta nos dias 24 (sábado), às 20h, e 25 (domingo), às 11h, no Teatro Castro Mendes. O repertório traz a abertura Fierrabras, de Franz Schubert, o Concerto para piano, de Clara Schumann, com solo da pianista Dana Radu, e a Sinfonia em Ré Menor, de Cesar Franck, uma das mais expressivas composições da antologia erudita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa

Antonio Carlos Gomes (1836- 1896)
Canções (com piano)
Noces d’argent (Jayana Paiva)
Rondinella (Carla Domingues)
Mon bonheur (Jayana Paiva)
Suspiro d’alma (Jayana Paiva)
Civettuola (Carla Domingues)
Sul Lago di Como – La regata (Carla Domingues)
Quem sabe? (Jayana Paiva)
Conselhos (Carla Domingues)

Árias (com Orquestra)
Condor: “Nelle Regno delle Rose” (Carla Domingues)
Fosca: “Ad ogni mover lontan di fronda” (Jayana Paiva)
Salvator Rosa: “Mia piccirella” (Carla Domingues)
Lo Schiavo: “O ciel di Parahyba” (Jayana Paiva)
Il Guarany: “Gentile di cuore” (Carla Domingues)
Colombo: “Vittoria! Vittoria!” (Jayana Paiva)

Orquestra Sinfônica de Campinas
Regente: Victor Hugo Toro
Solistas: Carla Domingues e Jayana Paiva (sopranos)
Piano: Elosande Camondá Pereira
Quando: 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de setembro, 20h
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359.
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro uma hora antes do início dos concertos, e terão lugares marcados.