O mês de setembro traz para o Sesc Campinas o projeto Palhácidos que discute o riso na palhaçaria como forma de transgressão através de espetáculos voltados para o público adulto, cujas dramaturgias e enredo propõem a construção de um humor que se ancora sobre situações socialmente estabelecidas. Além dos espetáculos, compõem a programação, atividades formativas, vivências, exibições de filmes e bate-papos sobre o universo dos palhaços.

A saga de dois militares perdidos em uma guerra à espera de reforços é contata em Guerras, formigas e palhaços, com o grupo Estação de teatro (RN), no dia 23, sexta. Já Pelo Cano, relata pequenas situações vividas pelas palhaças e elementos como dinheiro, um sifão de pia e fita crepe, no dia 24, sábado.

Gramophone 2000 recebe o público com canções tocadas no Gramophone e um texto que sinaliza que o que está por vir, será improvisado pela palhaça Rubra, no dia 28, quarta. Sobre tomates, tamancos e tesouras, conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista banida pelo seu púbico após uma apresentação malsucedida, dia 30, sexta.

O palhaço na linha de frente, promove bate-bato com Naomi Silman (Lume teatro), Daniela Biancardi e Julia Barnabé (Cia. Cromossomos), com mediação de Suzana Aragão, logo após a exibição do filme Hotxuá, no dia 27, terça. O bate-papo Palhaç@s – mulheres no picadeiro acontece com Mariana Gabriel Andrea Macera, com mediação de Helena Figueira após exibição do filme Minha vó era palhaço, dia 29, quinta.

Encerrando a programação do projeto, as vivências Construindo um palhaço popular com a Trupe Lona Preta é baseada nos jogos populares e improvisos, no dia 25, domingo, já a oficina Criação de dramaturgia para palhaços, com Andrea Macera, foca na composição de números em experiências dramatúrgicas, nos dias 1 e 2/10, sábado e domingo.

Confira a programação completa pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)