ajs_3562-nefA ópera multimodal “Descobertas”, do compositor Jônatas Manzolli será apresentada em Campinas, no Teatro Iguatemi, nos dias 27 e 28 de setembro, dentro das comemorações dos 50 anos da Unicamp.

Com cerca de 60 minutos, “Descobertas”, chamada ópera multimodal por utilizar diferentes formas interpretativas e mediação tecnológica, reúne 40 intérpretes em cena, entre músicos da Sinfônica da Unicamp, do Grupo de Percussão, do Coro Contemporâneo e de bailarinos do Departamento de Artes Corporais da Unicamp.

A composição destaca a música de concerto contemporânea, na qual o palco e a plateia integram-se para sensibilizar todos os sentidos.

“Descobertas” não conta uma história, mas fala sobre o próprio ato de criar. O tema dos quatro atos aborda as fases do processo criativo, com os personagens chamados de Autor, Obra, Estética e Poema, representados pelos bailarinos. O coro cênico comenta a ação dramática como no teatro grego. “Não há uma história para ser contada, mas um conjunto de sons e imagens que descrevem as múltiplas sensações que ocorrem em cada um de nós, quando experimentamos os limites do ato criativo”, descreve o compositor.

A obra integra música e dança a partir da cena e do diálogo intrínseco com a estrutura audiovisual do libreto. O movimento e o som produzem aberturas para o público numa paleta de gestos, imagens e texturas produzidas por bailarinos, coro cênico, paisagem sonoras e orquestra.

Os bailarinos e o som da orquestra interagem com as imagens do cenário digital, utilizando-se de computação gráfica. Haverá projeção audiovisual no fundo do palco e no proscênio, ou seja, imersão total do público nas imagens geradas em tempo real.

O projeto é uma realização conjunta do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Departamentos de Música e Dança do Instituto de Artes da Unicamp.

Ópera multimodal “Descobertas”
Compositor: Jônatas Manzolli
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coro Contemporâneo de Campinas
Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU)
Bailarinos do Departamento de Artes Corporais (Unicamp)
Direção do GRUPU: Fernando Hashimoto
Direção do Coro Contemporâneo: Ângelo Fernandes
Direção Cênica e Concepção Coreográfica: Daniela Gatti
Direção Musical e Regência: Cinthia Alireti

Quando: 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira), 20h
Onde: Teatro Iguatemi
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos (2 por pessoa) duas horas antes do início das apresentações.