5940973171_0c82aa55b6_zEm São Paulo – O evento ‘Ciência e Tecnologia Pública: Desmonte do Estado e o futuro das cidades’, que será promovido pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública, em parceria com o SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo), vai discutir no próximo dia 20, em São Paulo, a importância da arquitetura pública para as cidades e outros temas fundamentais para a vida urbana, como a relação entre ciência,tecnologia e arquitetura, além de questões relacionadas à especulação imobiliária.

No evento também será feito o lançamento da plataforma ZONA, um projeto do SASP que tem o objetivo de discutir temas urbanos contemporâneos.

O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo, feita pelo Coletivo Socializando Saberes. Esse é o terceiro evento realizado pelo Movimento pela ciência e Tecnologia Pública e faz parte de uma série de iniciativas que tem como finalidade discutir os impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Nº 13.243/2016) sob os mais diferentes aspectos. De acordo com os organizadores, essa legislação representa riscos diretos à educação e à pesquisa públicas e afeta, indiretamente, a toda sociedade ao privilegiar a ciência e a tecnologia voltadas aos interesses privados.

O evento terá a participação dos palestrantes Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov e Ciro Teixeira Correia, além da jornalista Nina Fideles, editora assistente da revista Caros Amigos, como mediadora do debate. Pedro Fiori Arantes e Alexandre Delijaicov são arquitetos e urbanistas. Arantes é docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Delijaicov é docente na USP (Universidade de São Paulo). Ciro Teixeira Correia é da Adusp (Associação dos Docentes da USP) e representante do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública.

As entidades envolvidas na organização do debate são: ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), APqC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo), SINPAF – seção sindical Campinas e Jaguariúna (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) e GAPI; e com apoio do ANDES – regional SP (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Adusp, ADunesp (Associação dos Docentes da Unesp), STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp), Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp) e Netes (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária, da Unifesp), além do SASP e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

A iniciativa de lutar em defesa de uma C&T pública surgiu a partir da mobilização de entidades que se posicionaram contrárias ao PLC 77/2015, que tratava do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Serviço:
Ciência e Tecnologia Pública: Desmonte do Estado e o futuro das cidades
20 de setembro de 2016 – Sede do SASP – Rua Araújo, 216, República – São Paulo
18h30 – recepção – Lançamento da revista ZONA
19 horas – debate
Transmissão ao vivo – www.socializandosaberes.net.br
Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública – www.ctpublica.wordpress.com
Facebook – https://www.facebook.com/CTpublica/
Twitter – https://twitter.com/CtPublica