Ícone do site CartaCampinas

Biblioteca Municipal recebe exposição ’40 anos da Turma do Gabi’

Pode ser vista na Biblioteca Municipal de Campinas, uma exposição em homenagem ao trabalho do criador da “Turma do Gabi”, o ilustrador e quadrinista Maurício Torres, e também aos vários personagens que formam a “Turma do Gabi”.

A “Turma do Gabi” surge em 1975, quando o cartunista Moacir Torres teve um sonho com os personagens, e na manhã seguinte começa a dar forma ao Gabi, Geninha, Bacana, Vira Lata Fred, Palhaço Piruquinha, Lorenço e o Gato Malucats. Há quatro décadas esses personagens circulam, em suplementos infantis de jornais, revistas em quadrinhos, em passatempos que encontramos em muitas bancas, papelarias e livrarias; e agora surgem em outras mídias como livros, ebooks e animações na Internet.

Moacir Torres reside em Indaiatuba (SP) desde 1993. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974; fundou em 1978 com Claudio Feldman, a Editora Taturana; foi arte finalista na Editora Abril; participou de coletâneas literárias e vários salões de humor e Hqs; lançou revistas em Portugal e Espanha. Criou e publicou revistas em quadrinhos, passatempos e livros infantis. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e vem produzindo revistas de atividades para editoras, passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros e Animações da “Turma do Gabi”.

A Exposição que a Biblioteca Zink recebe já itinerou em outras cidades do Estado de São Paulo. Em Campinas, ela tem dois eixos: o que apresenta a evolução dos personagens e das publicações de Moacir Torres e a homenagem de vinte e três profissionais de peso do traço que fazem releituras de seus personagens: Mario Cau, Bira Dantas, Spacca, Jal, Mastrotti, Laudo Ferreira, Luke Ross, Pat Menghi estão entre eles. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Exposição 40 anos da Turma do Gabi”
Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Av. Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas
Tel.: 019 2116 0423
Visitação: De 6 a 30 de setembro de 2016, de 2.a à 6.a feira, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita

Sair da versão mobile