Por Iara Maria
Tudo passa inicialmente pela denúncia. E é o ponto que eu quero chegar: na dificuldade de realizar a mesma. Vários fatores inibem mulheres em denunciar crimes: medo, vergonha (…) Enfim podemos listar vários.
Nos crimes cibernéticos a dificuldade ainda é maior, pois é praticamente inexistente alguma ferramenta que combata o machismo de forma clara e especifica. Nas mídias sociais temos que contar com a interpretação dos órgãos que apuram as denúncias internas. E muitos deles são vistos como “ não viola os nossos Padrões da Comunidade” (retirado da caixa de suporte do face book)
A dificuldade faz com que vários desistam de denunciar abusos cibernéticos.
Um caso que enfrentamos atualmente é com a página “ Novinhas afim de ficar com homens mais velhos” que claramente abre brechas que ferem o estatuto da criança e do adolescente violando principalmente as adolescentes. Vários compartilhamentos de nudez entre membros do grupo com idade entre 15 e 50 anos é feito de forma irrestrita.
Apesar dos vários alertas via Face book, Polícia Federal, humaniza redes, Safernet e disque 100 a pagina permanece em pé com seus mais de 12 mil membros.
Tudo é muito cansativo e frustrante.
Fica o alerta e o pedido de ajuda.
(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…
(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…
O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…
As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…
(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…
Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…