Ícone do site CartaCampinas

A dificuldade de combater os crimes contra as mulheres na internet

Por Iara Maria

Recentemente saiu mais uma pesquisa oriunda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostra como ainda há uma sociedade que culpa a mulher por todo assédio e crime cometido contra ela. Apesar de alguns avanços nos últimos anos, infelizmente a justiça se mostrou ineficiente quando se trata no combate e amparo a vítima.

Tudo passa inicialmente pela denúncia. E é o ponto que eu quero chegar: na dificuldade de realizar a mesma. Vários fatores inibem mulheres em denunciar crimes: medo, vergonha (…) Enfim podemos listar vários.

Nos crimes cibernéticos a dificuldade ainda é maior, pois é praticamente inexistente alguma ferramenta que combata o machismo de forma clara e especifica. Nas mídias sociais temos que contar com a interpretação dos órgãos que apuram as denúncias internas. E muitos deles são vistos como não viola os nossos Padrões da Comunidade” (retirado da caixa de suporte do face book)

A dificuldade faz com que vários desistam de denunciar abusos cibernéticos.

Um caso que enfrentamos atualmente é com a página “ Novinhas afim de ficar com homens mais velhos”  que claramente abre brechas que ferem o estatuto da criança e do adolescente violando principalmente as adolescentes. Vários compartilhamentos de nudez entre membros do grupo com idade entre 15 e 50 anos é feito de forma irrestrita.

Apesar dos vários alertas via Face book, Polícia Federal, humaniza redes, Safernet e disque 100 a pagina permanece em pé com seus mais de 12 mil membros.

Tudo é muito cansativo e frustrante.

Fica o alerta e o pedido de ajuda.

Sair da versão mobile