imagem_release_684221-480x640A Cia Articularte Teatro de Bonecos, de São Paulo, realiza no próximo sábado, 20 de agosto, apresentações gratuitas dos espetáculos infantis “O Menino que Abria Portas” e “Portinari pé de mulato” no palco da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo Portinari – Pé de Mulato faz uma homenagem ao cinquentenário de morte do genial pintor (2012). Além da atuação direta dos atores, o grupo lança mão de várias técnicas de manipulação de bonecos (adaptação da arte bunraku, técnica de varas e fantoches de luvas para dar vida a personagens da obra de Portinari). A montagem faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre. Dario Uzam assina a autoria e direção do espetáculo. Surley Valério é a responsável pelos 26 bonecos. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos chorinhos, com músicas ao vivo cantadas pelos quatro atores animadores.

Na história contada no espetáculo, por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo “vovô” Portinari. O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres Chorinhos brasileiros. O Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público, ajuda Denise em sua busca.

Ficha técnica
Texto e Direção: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério
Escultura das Cabeças: Altair de Pádua Siqueira
Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira
Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto
Iluminação: Dario Uzam e Cia. Articularte
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Tanagra Andria, William Lobo (Flávio Borzi e Roberta Turro: suplentes)
Duração: 50 minutos
Indicação: a partir de 3 anos
Produção: Cia. Articularte – Teatro de Bonecos

O espetáculo “O Menino que Abria Portas” fala das curiosidades e descobertas infantis, das amizades inesquecíveis, das experiências ingênuas, sempre com muita arte, humor e peripécia. Os cinco atores/manipuladores conseguem empreender uma animação intensa e eficiente ao espetáculo, que conta ainda com uma rica seleção musical, pesquisada por Raul Teixeira (CPT e Teatro Santa Cruz). Boa parte do espetáculo transcorre em um clima nostálgico, com passagens divertidas, inteligentes e sensíveis, conseguindo agregar um ótimo leque de público, tanto de crianças, como de adultos e, também, da terceira idade.

A peça conta a história de um velhinho um pouco confuso e bem-humorado que narra e vive as aventuras de “Eruma Vezeu”, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua, o bairro e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), Eruma tem experiências e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que já foi um tapete), o arteiro menino Lico e Lila, seu primeiro namorico infantil. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero e diversão da vizinhança. A história é de Luis Alberto de Abreu, autor de diversos sucessos e também da série de TV “Hoje é dia de Maria”.

Ficha técnica

Ideia e argumento: Luis Alberto de Abreu
Direção e adaptação de texto: Dario Uzam
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Camila Lobo, William Lobo, Flávio Borzi
Bonecos: Naya de Sá e Cia. Articularte
Trilha sonora: Raul Teixeira
Iluminação: Dario Uzam
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen
Duração: 45 minutos. Prêmio de Produção: 2008 – PETROBRAS-FUNARTE; SESC Pinheiros e Cia. Articularte
Fotos: João Valério e Cia. Articularte
Indicação: a partir dos 4 anos

Formada em 1999 e coordenada por Dario Uzam e Surley Valério, a Cia. Articularte Teatro de Bonecos é uma das principais companhias de Formas Animadas de São Paulo. Trabalha a partir de pesquisas fincadas na cultura brasileira, enfocando artistas fundamentais ou clássicos universais importantes para a formação da cultura do país. Conta com 6 integrantes fixos e 9 peças que formam o atual repertório infantil. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo infantil “O Menino que Abria Portas”
Data: 20 de agosto
Horário: 9h30 e 11h
Local: Concha Acústica
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n – Portão 2 – Lagoa do Taquaral

Espetáculo infantil “Portinari pé de mulato”
Data: 20 de agosto
Horário: 14h30 e 16h
Local: Concha Acústica
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n – Portão 2 – Lagoa do Taquaral

Patrocinador: ArcelorMittal Gonvarri e Skina Maganize
Realização: Direção Cultura
Apoio: ProAC/ICMS