Moro ‘foge’ de audiência após deputado apontar parcialidade na condução da Lava Jato

O juiz Sérgio Moro deixou às pressas a audiência na Comissão Especial da Câmara dos Deputados em que foi convidado para comentar o projeto de lei 4850/2016, que “estabelece medidas contra a corrupção”, após receber críticas e cobranças do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) contra a seletividade do judiciário brasileiro e a falta de punição para juízes e procuradores corruptos.

Em sua fala, Pimenta criticou a seletividade da Justiça brasileira, citando o caso de corrupção do Banestado, que, segundo ele, não teve a mesma repercussão na mídia e no judiciário do que a Lava Jato. Ele também cobrou medidas de combate à corrupção contra juízes e procuradores que vendem sentenças. “Quero ver juiz e procurador defender cassação para juízes e procuradores que vendem sentença. Hoje a pena para um juiz que vende sentença é aposentadoria com manutenção de salário integral”, protestou Pimenta.

Anteriormente, Moro tinha defendido a adoção por parte do judiciário brasileiro de algumas práticas existentes nos EUA, mas Pimenta defendeu que, se fosse o caso, as leis americanas deveriam ser aplicadas também aos juízes, especialmente na condução de Moro na Lava Jato. “Quando se fala da legislação americana, imagina se um juiz de primeira instância nos Estados Unidos captasse de maneira ilegal uma conversa entre Bill Clinton, ex-presidente norte-americano, e Barack Obama e jogasse nas redes de televisão, qual teria sido a atitude da justiça americana? E então por que nós não pegamos esses exemplos para serem adotados no Brasil”, questionou Pimenta. Moro fez algo semelhante com Dilma e Lula na Lava Jato.

Moro, no entanto, disse que não iria comentar a fala de Pimenta e imediatamente se retirou do evento alegando falta de tempo. (Do Sul 21, edição Carta Campinas)

Recent Posts

Flávio Bolsonaro saiu de forma clandestina para Argentina e pegou voo para os EUA

(foto joedson alves - ag brasil) Aliados do candidato derrotado à Presidência da República, Flávio…

15 hours ago

Espetáculo Amantes do Teatro – A Comédia faz duas apresentações em Campinas

(foto ary brandi - divulgação) Você já pensou em viajar pela história do teatro? E…

21 hours ago

Site da Argentina diz que Flávio Bolsonaro fugiu e Polícia Federal é acionada

(imagem polícia federal) A Polícia Federal (PF) entrou em contato com autoridades argentinas na manhã…

21 hours ago

‘Nada ficou como antes’: Ivan Vilela conduz encontros sobre o Clube da Esquina na Unicamp

(foto divulgação) A música do Clube da Esquina será tema de uma série de encontros…

21 hours ago

Após vitória de Lula, Holanda anuncia R$ 2,7 bilhões para o Brasil proteger Florestas

(foto marcelo camargo - ag brasil) Após a confirmação da vitória de Lula (PT) nas…

21 hours ago

Rita Von Hunty e Cia Melodramática apresentam espetáculo de improvisação no Convivência

(foto claudia ribeiro - divulgação) Rita Von Hunty sobe aos palcos ao lado da Cia…

22 hours ago