Chorando na Sombra 06 - foto de Irae Garcia (640x429)No dia 22 de agosto, próxima segunda-feira, o conjunto Chorando na Sombra traz ao público um show especial com obras de Anacleto de Medeiros, um dos principais compositores da história do choro e da música brasileira. A apresentação tem início às 20h, como parte da “Segunda do Choro”, que acontece no Empório do Nono, em Barão Geraldo.

Nascido de uma escrava liberta em 1866, Anacleto de Medeiros começou na música tocando flautim na Banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, organizou e regeu inúmeras bandas, como a Banda da Fábrica de Tecidos de Bangu e a Banda do Corpo de Bombeiros, que ficou famosa sob a sua direção. Admirado por Carlos Gomes e Villa- Lobos, realizou a ligação entre a cultura das bandas e as rodas de choro, o que só enriqueceu ambas manifestações em termos de coesão, musicalidade e linguagem.

De acordo com o crítico e pesquisador musical José Ramos Tinhorão, “Anacleto de Medeiros impressionava quando variava entre a denguice do choro e o requinte das execuções sinfônicas”. Como compositor, foi um dos mais expressivos da música brasileira, não propriamente pela quantidade, que chega a um total aproximado de cem títulos, mas principalmente pela beleza e simplicidade que suas composições transmitem.

Para homenagear Anacleto, os músicos do Chorando na Sombra organizaram um repertório especial com cerca de 16 composições desse mestre, que revelam a versatilidade e beleza de sua obra. “Anacleto de Medeiros é hoje reconhecido como um dos pilares do choro e da música brasileira, e é com muita alegria que trazemos um pouco dessa riqueza para o público de Campinas”, comenta o flautista Márcio Modesto.

Além de Márcio, o conjunto conta ainda com Lucas Arantes (cavaco), Roberto Amaral (pandeiro) e Guilherme Girardi (violão de 7 cordas). O Chorando na Sombra é um dos principais representantes do choro na região de Campinas, com participações em eventos como VII Encontro de Choro da Unicamp, Projeto Música no IEL, Festival SESC Choro da Casa (Ribeirão Preto) e projeto Chorinho no Memorial (São Paulo). Os músicos estão há mais de 6 anos à frente das segundas-feiras do Empório do Nono, um dos mais tradicionais espaços dedicados ao choro em todo o Estado de São Paulo.

O Empório do Nono fica na Av. Albino J. B. Oliveira nº 1128, em Barão Geraldo, Campinas – SP, fone (19) 3289-0041. O couvert artístico é R$ 8,00. (Carta Campinas com informações de divulgação)