O nome do projeto, que é produzido pelo VID Estúdio Criativo, aponta, poeticamente, para seu objetivo: vestir memórias. A ideia é que os alunos consigam reconstruir um traje marcante da sua história de vida, passando por todas as etapas inerentes à criação em moda.
As oficinas serão divididas em duas partes: na primeira, o foco será um trabalho sobre a memória, procurando formas de expressão para imagens, sentimentos e momentos marcantes da história de vida do participante; na segunda etapa, serão realizadas aulas de design de indumentária, cor, textura e desenho, além das pesquisas de fotos e objetos que remetam a lembranças da infância, adolescência ou começo da maturidade.
A partir dessa pesquisa e com os conhecimentos adquiridos, os alunos desenharão e confeccionarão o traje em uma fase que contará com a presença da professora convidada Rosângela Rubbo para orientações no campo da modelagem e costura. Todo o processo desenvolvido durante a oficina será documentado em fotos e vídeos, que serão compartilhados nas redes sociais e no diário de bordo do site do projeto.
Uma vez prontos os figurinos, a fase final do projeto prevê uma sessão fotográfica que será realizada pelos fotógrafos Andrea de Lima e Maycon Soldan, em que os participantes usarão os trajes criados e contarão com caracterização de cabelo e maquiagem. As fotos serão feitas no próprio MIS ou em uma locação nas proximidades, podendo ser um local que se relacione com a memória do participante.
Por fim, todo o material produzido ao longo do projeto – os trajes e fotografias – será organizado em uma exposição que retrate, por meio dessas “memórias vestidas”, aspectos de épocas passadas. A previsão é que a exposição seja aberta ao público no fim de agosto.
A oficina acontece até o dia 4 de agosto. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Oficinas projeto “Memórias Vestidas”
Dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho
Terças-feiras e Quintas Feiras, das 14h às 17h
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas
Realização: VID Estúdio Criativo – Rua Sacramento, 610 – 1º andar
(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…
(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…
Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…
(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…
(imagem chalogarcia pxl) Depois dos privilégios arraigados de deputados, juízes e militares, agora o brasileiro…