Por Julicristie Oliveira

julicristie restaurante veganoUm celular nas mãos. Várias amigas para rever. Uma cidade que não dorme. Vários restaurantes para visitar. Que “sabores capitais” e veganos São Paulo nos oferece? A seguir, apresento um pequeno cardápio de possibilidades comestíveis que podem ser encontradas e saboreadas na maior capital brasileira.

Alguns restaurantes descobri ao acaso, outros foram indicados por amigas quando ainda morava na cidade, e parte encontrei fazendo pesquisas na rede.

Vou começar com o Alternativa-Casa do Natural, que fica na Rua Fradique Coutinho, 910, na Vila Madalena. Tenho uma relação afetiva com este empório-restaurante. Ele foi apresentado a mim por uma amiga em 1999, quando ainda estava na faculdade, e costumávamos a ir em turma, ao final da tarde, tomar suco de maçã com alfafa. Sim, alfafa no suco. É uma delícia e uma peculiaridade da casa. Outro motivo que justifica meu carinho pelo lugar é o fato deste ter sido o primeiro restaurante vegetariano que frequentei na vida. Me dei conta disto escrevendo este texto. Na época, as refeições seguiam o esquema de “prato feito”, hoje são servidas em buffet e as opções veganas aumentaram. Vale a pena a visita!

Como vou com frequência a São Paulo, nos últimos anos tenho direcionado minhas energias para visitar e conhecer restaurantes exclusivamente veganos, ou seja, aqueles que servem pratos vegetarianos estritos, que não são elaborados com ingredientes de origem animal. A capital é um mundo, mas no meu estômago guardo um lugar especial para a Casa Jaya, Espaço Eco-cultural, que fica na Rua Capote Valente, 305, em Pinheiros, perto da faculdade onde estudei. Ou seja, um local super estratégico para almoçar com pessoas queridas. O lugar é bem gostoso, cheio de plantas, com música ambiente agradável, onde sempre há um espetacular buffet de saladas orgânicas. Já comi moqueca de banana da terra e bebi suco de cambuci – sim, aquela frutinha da Mata Atlântica. Os bolos veganos valem uma frase à parte, são maravilhosos e, se não der para comer como sobremesa, é possível pedir uma fatia e levar numa embalagem para viagem.

Na minha última visita à São Paulo, fiquei particularmente encantada com as propostas do Barão Natural e do Salad Days: vender comida vegana boa e com preço justo. O Barão Natural é uma rede de restaurantes e a primeira unidade fica na Alameda Barão de Limeira, 1090, nos Campos Elíseos. Fiz minha primeira visita ao famoso Barãozão numa sexta-feira à noite para experimentar a comentada pizza vegana. Pedi uma broto, meia portuguesa, meia jardineira. De sobremesa, tomei sorvete de coco com paçoca. Saí duplamente contente. Estava tudo perfeito! No dia seguinte, fui conhecer o Salad Days, que fica numa travessa da Rua Augusta, a Rua Antônio Carlos, 419, na Consolação. Experimentei a coxinha de jaca e o hotdog de salsicha artesanal de grão de bico e nada de soja transgênica! De sobremesa, pedi a cheesecake de morango. Estava tudo perfeito também! Pois é, São Paulo tem sabor de pizza e de hotdog, ambos veganos.

Julicristie M. Oliveira tem doutorado em Nutrição em Saúde Pública, é professora do Curso de Nutrição da FCA/Unicamp e atua na área de Educação e Segurança Alimentar e Nutricional.