Categories: Geral

Campineiro que ostentava no Facebook é preso por corrupção pela Polícia Federal

­O integrante do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) João Carlos Figueiredo Neto, que é de Campinas e estudou no Cotuca e na PUC-Campinas, foi preso em flagrante pela Polícia Federal na Operação Quatro Mãos, deflagrada na madrugada desta quinta-feira.

Segundo a PF, ele tentou vender decisão no Carf favorável ao Itaú Unibanco. A propina que o conselheiro pretendia cobrar do Itaú Unibanco era de R$ 1,5 milhão.

João Carlos Figueiredo Neto ostentava luxo e era um ativista que criticava a corrupção e o PT (Partidos dos Trabalhadores) em sua página no Facebook. Ele também se apresenta como conselheiro da Habicamp e da Fiesp.

A ação da PF se deu a partir de denúncia do próprio Itaú, que informou em nota nesta manhã ter sido vítima de “conduta inadequada” do conselheiro. O flagrante da extorsão foi preparado e Figueiredo Neto foi preso ontem em Brasília no shopping Iguatemi.

A ação ocorreu independentemente das investigações da Operação Zelotes, que investiga esquema de corrupção no Carf. O Carf é o órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável por julgar recursos a autuações aplicadas pela Receita Federal aos contribuintes.

O conselheiro foi indicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O comportamento do conselheiro está claramente em desacordo com o Código de Ética do Sistema Indústria, que deve ser seguido por dirigentes, colaboradores e representantes. A CNI apoia as investigações e defende a punição de eventuais culpados por supostas fraudes em julgamentos do Carf”, informa a confederação em nota. A entidade enviará ainda hoje para o Carf o pedido de descredenciamento deste conselheiro.

Sobre o caso, o Ministério da Fazenda disse que a Corregedoria-Geral do ministério recebeu, por meio do Carf, a denúncia de possível prática ilícita do conselheiro encaminhada pelo Itaú Unibanco. A corregedoria colaborou, então, com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para que fosse possível obter informações e prosseguir com os trabalhos de investigação. “Os trabalhos de investigação ainda estão em curso no âmbito da Corregedoria-Geral do ministério que subsidiará a possível instauração de processo administrativo disciplinar”, informa a nota, que se refere ao preso como representante dos contribuintes no âmbito do Carf. (Carta Campinas/Agência Brasil)

Recent Posts

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

3 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

4 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

4 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

18 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

19 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

19 hours ago