Nova versão e vídeo indicam que PM do governo Alckmin executou menino de 10 anos

O garoto que estava junto com o menino de 10 anos morto pela Polícia Militar na última quinta-feira (2) mudou a sua versão sobre os fatos do ocorrido. Em novo depoimento feito na noite desta sexta-feira (3), ele agora disse que não houve confronto com a polícia, e que três disparos foram feitos com o carro em movimento, e nenhum depois de o carro ter parado, durante a abordagem da polícia.

No novo depoimento, o garoto diz que o tiro que matou o menino de 10 foi disparado por um policial da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) imediatamente após de o carro ter colidido e parar. Disse ainda que o mesmo policial que atirou o deitou no chão e deu um tapa no seu rosto. Segundo o relato do jovem, os policiais disseram ainda que seria morto caso não tivesse pai e mãe.

Segundo advogado Ariel de Castro Alves, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, a ação pode ser considerada uma execução, de acordo com o relato da criança no depoimento. “O principal é que não houve confronto no desfecho, no momento que o carro parou”, disse Ariel, que acompanhou o segundo depoimento.

De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a criança morta e a outra, de 11 anos, teriam furtado um carro dentro da garagem de um condomínio na região do Morumbi. Policiais perceberam a ação e saíram em perseguição ao veículo, um Daihatsu Terios.

Pela versão policial, o menino foi baleado em confronto após ter atirado três vezes contra os policiais com uma arma calibre 38. Os primeiros dois tiros foram dados com o veículo ainda em movimento, antes de o carro bater contra um ônibus e, depois, contra um caminhão que estava estacionado, até perder o controle. Um terceiro tiro teria sido disparado pelo menor após as colisões. Vídeos de câmeras de segurança mostram o carro parado, desgovernado, e um policial se aproximando do veículo e atirando.

O garoto sobrevivente prestou dois depoimentos à polícia. No primeiro, acompanhado apenas pela mãe, ele disse que o outro menino atirou duas vezes contra os policiais e que, depois da batida do carro, disparou novamente, pouco antes de ser baleado e morto. (Agência Brasil – Bruno Bocchini)

Recent Posts

Núcleo de Fotografia de Campinas abre inscrições para oficinas gratuitas sobre estratégia de negócios

Fotógrafos, artistas visuais e produtores culturais integram a equipe que desenvolve o projeto do NuFCa.…

8 hours ago

Política de Bolsonaro fez diesel subir 87% e a de Lula apenas 12% com a guerra

(foto rovena rosa - ag brasil) O modelo de política econômica aplicada e defendida no…

21 hours ago

Quatro a Zero celebra 25 anos de trajetória na música brasileira instrumental

(imagem reprodução divulgação) A ADunicamp, em parceria com o DCult (Diretoria de Cultura da Unicamp),…

2 days ago

Governos de extrema direita de Israel e EUA bombardearam 32 universidades no Irã

(imagem de vídeo reprodução) Os 40 dias de bombardeios de Israel e dos Estados Unidos…

3 days ago

Após polêmica sobre a remoção de bancas do Centro, Condepacc cria ‘Lugares de Memória’

A Banca do Alemão será a primeira (foto reprodução - facebook) Depois da polêmica e…

3 days ago

Black Pantera desembarca em Campinas em tarde de metal, punk rock e hardcore

(foto marcos hermes - divulgação) O peso do Black Pantera chega a Campinas neste domingo,…

3 days ago