Tambor de Crioula 1 (créd. Divulgação) (640x427)A partir desta quinta-feira, dia 16, o Sesc Campinas preparou uma programação especial que remete às memórias afetivas dos diversos festejos juninos, comemorados no nosso país e que contribuem para a formação da nossa identidade cultural.

As atividades do ‘Folias de Junho’, todas gratuitas e que vão até o dia 19, abrangem todas as faixas etárias e fazem um passeio por espetáculos de dança, teatro, shows musicais, circo, oficinas e vivências, combinando crenças, aromas e sabores.

Na quinta-feira, 16, às 18h, no Espaço Arena, a programação traz o espetáculo de dança “Tambor de Crioula”, com o Coletivo Flor da Aroeira. Expressão cultural afro-brasileira, o Tambor de Crioula envolve dança circular, canto e percussão. Originado no Maranhão, por negros escravizados, o Tambor de Crioula era realizado, sobretudo, em louvação a São Benedito.

Na programação musical, Pereirinha e Pereirão traz Tim Bernardes (voz, violão de aço) e Mauricio Pereira (voz, gaita e ocarina) encarnando uma dupla caipira pouco ortodoxa com um repertório que transita entre o pop-rock, a moda de viola, as baladas folk e a música sertaneja também na quinta-feira, dia 16, às 19h, na Área de Convivência.

No dia 17, sexta-feira, às 19h, na Área de Convivência, a dupla Mococa e Paraíso apresenta seu repertório romântico e sertanejo, mantendo sua identidade nas raízes caipiras. No repertório, sucessos como “O Ipê e o Prisioneiro”, “Saco de Ouro”, “A filha do Barbeiro”, entre outros.

Folias de Junho 1 (créd. Fabiana Murgel) (640x427)No sábado, 18, das 10h30 às 12h30, acontece a “Diversão Junina”, atividade voltada para as crianças. Ainda no dia 18, às 14h, na Área de Convivência, a programação traz “Contação de História – Nas Cordas da Viola, Um “Causo”, Uma História”, com o Grupo Ziriguidum. Através de causos juninos e histórias de roça, o grupo recria parte de uma das mais tradicionais festas brasileiras, resgatando a tradição oral e a sabedoria popular.

A programação traz ainda uma Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Juninas e o espetáculo de teatro “Comecim das Coisas, com La Cascata Cia Cômica. O espetáculo conta a história da criação divina, a partir do Vale do Paraíba, onde Deus, ponteando sua viola, compôs o mundo e o homem. “No comecim das coisas, quando não se havia vivente, quando o sonho era a semente. Deus fez o céu e a terra. E durante sete dias de dura lida brotou de suas mãos o milagre da vida”.

O grupo Batucajé do Vale se apresenta ainda no dia 18, às 16h30, na Área de Convivência. Liderado pelo compositor Antonio Lapa e pelo poeta declamador Júlio Costa, o grupo volta-se às manifestações culturais das comunidades do Vale do Ribeira, em especial de quilombolas, índios caiçaras, ribeirinhos e caboclos da região, onde o grupo foi formado.

‘Folias, Brincadeiras e Cantigas’, com o grupo ‘Festa de Reis’, acontece no domingo, às 14h. O show interage a família, percorrendo diversos ritmos da cultura popular brasileira trazendo toda a riqueza e ludicidade da nossa cultura com bonecos e brincadeiras. Ainda no domingo, às 10h, ‘Lourenço e Lourival’ trazem os clássicos da carreira, iniciada quando tinham 14 anos de idade. No repertório canções como “Se ainda existe amor”, “A caneta e a enxada”, “Menina da Aldeia”, “Armadilha do Destino”, “Meu Reino Encantado”, entre outras.

Era uma casa muito engracada (créd. Divulgação) (640x427)
Era uma casa muito engraçada

O circo traz o espetáculo ‘Era Uma Casa Muito Engraçada’, com Álvaro Lages. A história fala de Alvimar, um caipira ajudante de pedreiro que é surpreendido por sua imaginação e, aos poucos, transforma seu local de trabalho num verdadeiro parque de diversões. Com a ajuda da plateia e utilizando das técnicas de mímica, palhaçaria, improvisação e cantoria, Alvimar consegue cumprir as tarefas e descobre como acabar com o tédio das ações do dia a dia. Apresentação acontece no domingo, dia 19, às 15h.

Encerrando as atividades, a ‘Quadrilha Junina’, com a animação dos instrutores de atividades físicas do Sesc, dia 19, domingo, às 17h. Lembrando que a quadrilha junina é uma dança típica das festas juninas, dançada principalmente na Região Nordeste do país.

Mais informações sobre a programação do “Folias de Junho” no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)