gustavo petta divulgaNa próxima terça-feira (28), a partir das 18h30, acontece na Câmara de Campinas um debate público com objetivo de tentar salvar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico representado pelo prédio do Museu da Cidade.
O evento vai ouvir o Secretário de Cultura, Ney Carrasco, que falará sobre as medidas que a Prefeitura está tomando a respeito do museu, além de ouvir a Associação Amigos do Museu da Cidade e a diretora do espaço, Adriana Barão. “É preciso que se ache uma solução urgente, nem que o prefeito Jonas Donizette tenha que intervir diretamente com o governador Geraldo Alckmin. Após o debate avaliaremos, inclusive, a possibilidade de ações objetivas junto aos movimentos culturais para impedir a venda do imóvel”, disse o vereador Gustavo Petta (PCdoB), que organiza o evento.

O Museu da Cidade vive um disputa entre o governo Alckmin (PSDB) e a Prefeitura de Campinas sobre o prédio que abriga o museu desde 1992. Recentemente, a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) decidiu não renovar o termo de cessão provisória de uso do prédio e anunciou seu interesse na venda do mesmo. A empresa do governo estadual deu duas alternativas à Prefeitura de Campinas: alugar a edificação do século 19 – onde funcionou a primeira fábrica da cidade – ou comprá-la por R$ 3,8 milhões. Caso contrário, o imóvel terá de ser desocupado e corre o risco de ser demolido.

“É um absurdo termos que discutir novamente a posse deste prédio histórico depois de mais de 30 anos”, disse Petta, em referência à luta encampada pelo arquiteto e ex-prefeito de Campinas pelo PT, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, e outros campineiros em meados da década de 1980. “Naquela época, Campinas também correu o risco de perder esse patrimônio, mas a sociedade se mobilizou e conseguiu evitar que o mesmo fosse demolido para dar lugar a um túnel”, lembrou. Logo após, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).