ee94b8cde97cf1c747d4387051db8a2cO Bloco “As Caixeirosas” apresenta no dia 26 de junho, na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 14h, o “2º Arraiá Caixeirosas Junina”, dando continuidade à sua proposta brincante. “As Caixeirosas” é um bloco carnavalesco tradicional de rua de Barão Geraldo, criado em 2006 por grupos populares de Caixeiras em Campinas.

Neste mês, a fim de proporcionar um espaço lúdico dedicado a toda a família, em especial às crianças, o grupo traz para a praça mais uma tradição, um resgate das músicas e brincadeiras tradicionais das festividades juninas da cultura popular. O evento contará com barraquinhas de comidas típicas, apresentações das ‘Caixeiras das Nascentes’ e convidados.

A festa tem início com a “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso”, Mamulengo de Christian, e “Brincadeira de Arteiros”, do Grupo Flor de Laranjeira, entre outras atrações. Para encerrar a festa, haverá o Grande Baile, com músicas tradicionais cantadas pela Banda das Caixeirosas.

Mala dos Mamulengos é um núcleo de teatro de bonecos de Campinas, pertencente à escola de circo Além da Lona, fundada em 1996 pelo artista Christian Mathias. “A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso” é um espetáculo de mamulengos baseado no cordel de José Pacheco que, através da “brincadeira” com bonecos, repleta de rimas e tiradas engraçadas, embalada com muito baião, retrata de forma bem-humorada o conflito que se estabelece quando forças opostas se encontram e cada qual tenta impor seus interesses.

O grupo Flor de Laranjeira é de Sumaré e surgiu em 2014 por iniciativa da caixeirosa Bia Medeiros. Bia, que é agente educacional, propôs trabalhar as danças e músicas aprendidas em suas vivências no grupo Caixeiras das Nascentes com as crianças da escola E.E. Wadih Jorge Maluf, que gostavam de fazer arte.

Urucungos, Puítas e Quijengues foi fundado em 1988 pela mestra de cultura popular Raquel Trindade, filha do artista popular e folclorista Solano Trindade, que batizou o grupo de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuica) e Quijengues (Tambor). Os nomes fazem referência a instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e difundidos no Brasil.

Caixeiras das Nascentes é um grupo popular de percussão formado por mulheres que têm a música como forma de partilha e celebração. Fundada em 2009 em Campinas, a partir do encontro da artista, arte-educadora e artesã de Caixa do Divino Cristina Bueno com pessoas que tinham o interesse em pesquisar a cultura brasileira e a Caixa do Divino. O grupo realiza apresentações e intervenções em comunidades, eventos, escolas, universidades, festivais, entre outros, sempre no intuito de partilhar e divulgar saberes relativos à cultura popular de raízes brasileira.

O Coletivo Joaquina é uma companhia de teatro nascida em Curitiba e sediada em Barão Geraldo. “Joaquina” representa a figura feminina em cena, a força da mulher brasileira, além de ter grande apelo popular. Desde 2006, artistas de diversas áreas se unem na companhia com um mesmo ideal: levar a arte ao maior número possível de pessoas.

Caixeirosas Junina

Data: 26 de junho, domingo
Horário: 14h às 19h
Local: Praça do Coco
Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo, Campinas – SP 13084-153 Fone: (19) 3249-1501
Entrada gratuita
Mais informações: (19) 9 9109-9596 / 3289-2081 (Cris Bueno)