colunistas-jornais 9 1As opiniões em três dos principais jornais do país, O Globo, Folha de S.Paulo e Estadão, são predominantemente opiniões proferidas por pessoas brancas (mais de 90%) e por homens (mais de 70%), segundo pesquisa sobre cor e gênero no jornalismo brasileiro, pelo Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Os três jornais apoiam a derrubada do governo Dilma Rousseff (PT) pelo réu e ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha e pelo vice-presidente Michel Temer, ambos do PMDB.

Um dos casos exemplar da situação é o jornal Estadão. No jornal conservador paulistano, 99% da opinião do jornal é de brancos e apenas 1% de negros.

“O Infográfico – Jornalismo Brasileiro apresenta o perfil de gênero e cor/raça dos colunistas dos principais jornais impressos do país – O Globo, Folha de São Paulo e Estadão. O gênero masculino é predominante nos três jornais e perfaz, respectivamente, 74%, 73% e 72% do total de colunistas em cada um. Em relação à cor/raça a desigualdade é ainda mais severa, com os dados de colunistas de cor branca atingindo 91% para o jornal O Globo, 96% para a Folha de São Paulo e 99% para o Estadão. O total de indivíduos analisados variou em função dos dados disponíveis nos sites dessas mídias. A Folha de São Paulo (total = 256) apresenta listagens dos colunistas, ex-colunistas e colunistas convidados[1], enquanto o Estadão (total = 82) fornece os nomes apenas dos seus colunistas atuais. Por fim, O Globo (total = 46) expõe seus colunistas de maneira dispersa, em mais de uma sessão do jornal”, informa a publicação do Gemaa, assinada por Marcia Rangel Candido e João Feres Júnior.