‘O que está em jogo no Brasil é muito maior do que um governo’, diz Erundina

A deputada Luiza Erundina fecha o tempo de discurso dos deputados do PSOL na Câmara enfatizando que não se trata de defender partidos ou o governo que está aí. O problema é muito maior e definiu em seis pontos principais:

1) Um processo de impedimento da Presidente da República conduzido por um deputado-réu investigado por corrupção desmoraliza esta Casa perante a sociedade e enxovalha a imagem do Brasil no mundo!

2) O Vice-Presidente da República tem a audácia de se pronunciar como se a Chefe de Estado já estivesse afastada, num flagrante desrespeito à Câmara dos Deputados e à soberania dos mandatos da Presidente e de cada um de nós, deputados e deputadas.

3) Devemos pensar no interesse do nosso país e na preservação das conquistas do povo brasileiro, que custaram muito caro aos que sacrificaram sua liberdade e a própria vida pela democracia, hoje ameaçada.

4) Outro fator preocupante na crise atual é o desapreço pela democracia, demonstrado por atores políticos e disseminado na sociedade com o apoio dos poderosos meios de comunicação de massa. Estes, oligopolizados por um pequeno grupo de concessionários que se beneficia da vigência de um marco legal obsoleto, e que resiste a toda tentativa de mudança com vistas à sua democratização. A mídia se comporta como se fosse um partido político ao interpretar e propagandear sua versão dos fatos de forma tendenciosa.

5) A oposição conservadora aproveita a fragilidade do Governo para, de pressão em pressão, de chantagem em chantagem, fazer avançar sua agenda regressiva, oposta aos interesses populares; uma agenda policialesca e excludente e que aprofunda as desigualdades de classe, de gênero e de raça.

6) Precisamos pensar, com muita responsabilidade, sobre que legado deixaremos para aqueles que virão depois de nós. Por isso, junto com meus companheiros do PSOL, voto NÃO ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff!

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

11 minutes ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

2 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

20 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago