aleksandr-sokurov-faust-1 (640x480)
Fausto

A partir da próxima segunda-feira, 25, o circuito de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibirá alguns dos filmes do cineasta russo Alexandre Sokurov. As exibições gratuitas acontecerão sempre às 19h.

Veja abaixo detalhes da programação:

PAI E FILHO (segunda – 25 de abril, às 19h)
Alexei e o pai vivem isolados. Algumas vezes, parecem irmãos, em outras, amantes. Mesmo sabendo que um dia todos os filhos devem viver suas próprias vidas, o jovem está confuso. O pai sabe que ele poderá aceitar um emprego melhor em outra cidade, talvez em busca de uma mulher. 2003, 94 min, cor.
Classificação etária: 18 anos
Elenco: Andrey Shchetinin, Alexei Neimyshev, Aleksandr Razbash, Fiodor Lavrov. Marina Zasukhina
Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes

MOLOCH (terça – 26 de abril, às 19h)
O filme narra a vida cotidiana de Adolph Hitler e sua amante Eva Braun. Nos Alpes da Bavária, a solitária Eva Braun recebe a visita do temido Führer. A ordem é não falar em guerra, apesar de se estar na primavera de 1942. Contudo, a tensão é evidenciada pela impaciência e inconformismo de Eva, única voz que ousa contradizê-lo. 1999, 107 min, cor.
Classificação etária: 16 anos
Elenco: Yelena Rufanova, Leonid Mozgovoy, Leonid Sokol, Elena Spiridonova. Vladimir Bogdanov, Sergei Razhuk
Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes

TAURUS (quarta – 27 de abril, às 19h)
O segundo filme da Tetralogia do Poder está centrado nos derradeiros momentos de Lenin, seu isolamento, suas questões existenciais e sua perplexidade diante do fim. 2000, 104 min, 35mm, cor
Classificação etária: 12 anos
Elenco: Leonid Mozgovoy, Maria Kuznetsova, Natalia Nikulenko
Prêmios: “Nika” (Academia Russa de Cinema) de melhor filme, diretor, roteiro, fotografia, direção de arte, ator e atriz

O SOL (quinta – 28 de abril, às 19h)
Em 15 de agosto de 1945, os japoneses ouvem pela primeira vez em suas vidas a voz de seu imperador, que exorta seu exército e seu povo a pôr fim às hostilidades. Isso permite aos norte-americanos desembarcar nas ilhas japonesas sem encontrar resistência. O pedido do imperador ajuda a salvar muitas vidas, mas os vencedores exigem que Hirohito compareça diante de um tribunal de guerra. O general MacArthur, comandante das tropas americanas no Pacífico Sul, desaconselha o presidente Franklin Roosevelt a converter Hirohito num criminoso de guerra. 2004, 110 min, cor.
Elenco: Issei Ogata, Robert Dawson, Kaori Momoi

FAUSTO (sexta – 29 de abril, às 19h)
O doutor Johannes Georg Faust é um cientista brilhante mas desiludido que aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca de prestígio e do amor de sua adorada Gretchen. Esta adaptação do famoso poema “Fausto”, de Goethe, foi a grande vencedora do Festival de Veneza em 2011. 2011, 137 min,cor.
Classificação etária: 14 anos
Elenco: Johaness Zailer, Anton Adasinskiy, Isolda Dychauk
Leão de Ouro no Festival de Veneza

ARCA RUSSA (sábado – 30 de abril, às 16h)
Nos dias atuais, um cineasta é misteriosamente enviado ao Museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá, ele encontra um diplomata francês do século 19, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos 18 e 21. O filme é um único plano-sequência de mais de 90 minutos. 2002, 96 min, cor.
Elenco: Sergei Dreiden, Maria Kuznetsova, Mikhail Piotrovsky
Prêmio “Visions” no Festival de Toronto

MÃE E FILHO (sábado – 30 de abril, às 19h30)
História de amor sobre os profundos sentimentos existentes na relação mãe e filho. Quando a mãe adoece, o filho se encarrega de cuidar dela. Juntos, vivenciam momentos tocantes e sensíveis, mantendo-se longe de qualquer contato com o mundo exterior, a não ser pela fumaça de uma locomotiva distante. 1996, 67 min, 35mm, cor.
Elenco: Gudrun Geier, Alexei Ananishnov
Classificação etária: 16 anos
Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (40 lugares)