Screenshot_2016-03-12-10-39-35-1Por Verônica Lazzeroni

Quem é jovem e lida com uma rotina intensa de estudos consegue entender que toda economia de tempo é um ganho excelente para recuperar o atraso de leituras obrigatórias, necessidade de se reunir em grupo e fazer trabalhos, ou mesmo estudar com afinco na época das avaliações.

Alguns acreditam que a economia de tempo para os afazeres universitários pode ser evitar de sair com amigos ou família, enquanto outros acreditam que é possível melhorar os estudos com práticas de atividades físicas, seja frequentar academia ou praticar algum esporte coletivo.

O importante é estar em movimento porque há diversas pesquisas que comprovam os benefícios da prática de esportes e atividades físicas para a saúde, além de auxiliar pessoas com rotinas estressantes. Melhora-se o sono, o apetite e o bem-estar consigo mesmo.

Os jovens afirmam que  o exercício auxilia positivamente o corpo e a mente, visto que uma rotina de estudo intensa pode ser motivo de sobra para alto nível de estresse, problemas com imunidade baixa ou falta de convívio social, todos pontos que a prática de esportes e exercícios evitam.

E é diante de tantos benefícios que uma grande parte dos jovens, com uma rotina de estudos muito intensa hoje em dia, encontram tempo para frequentar academias, praticar alguma modalidade esportiva. Eles perceberem a importância dessas práticas não apenas para a própria saúde, mas também como um auxiliador para maior disposição durante a correria.

Pelo menos é assim que Luiza Gerace,19 anos, encara a prática de atividades físicas. “A atividade (física) serve como ganho de tempo. É o que me faz render no estudo”, diz. Ela, que desde a infância tem contato com a prática de atividades físicas, já experimentou diversos tipos de esportes e afins. Participou de aulas de capoeira, danças, sapateado e natação e agora se concentra na prática de vôlei e academia, durante os cinco dias da semana.

Entre tantas experiências que Luiza já teve com a prática de atividades físicas, ela faz questão de destacar que se exercitar, mesmo com uma intensa rotina de estudos, ajuda muito para o seu rendimento.“Eu estudo com afinco, pensando que logo vou me exercitar. Preciso intercalar estudo com atividade física. No período da minha vida em que tive que parar de me exercitar, me sentia muito mal. O desânimo me acompanhava em tudo o que iria fazer”, conta.

De fato, o entusiasmo e a vontade em continuar praticando esportes permanecerão, uma vez que Luiza sempre planeja sua grade curricular da universidade, pensando em horários livres para praticar os seus esportes favoritos. “A rotina de estudo é agitada, mas a prática de atividade física me ajuda. Funciona como válvula de escape para mim. Serve como ganho de eficácia”, diz. A explicação desse entusiasmo todo? Nem ela sabe: “É uma coisa que adoro e não sei se é por hábito ou algo intrínseco”.

A disposição aumenta quando a prática de atividades físicas for intercalada com a intensidade dos estudos, acredita a estudante Gabriele Caposse, 19 anos, que recentemente iniciou a prática da modalidade cross training.

Ela, que reconhece os benefícios para saúde ao se exercitar, percebe que, mesmo se sentindo cansada com a rotina de estudos, na faculdade, ganhou mais ânimo e disposição. “Não gosto de praticar esportes por conta do cansaço, mas fico mais disposta, animada e sinto falta quando não faço”. Além disso, Gabriele, que tem bronquite, entende que a prática de atividades físicas auxilia muito seu bem-estar, não somente funcionando como distração da faculdade. “A minha rotina precisa de esporte, já que tenho bronquite e preciso aprender a ter mais controle da respiração”, diz. Ela, caso pudesse, praticaria mais atividades físicas, mas “o tempo é o principal inimigo para que isso aconteça”.

Jovens que, como Gabriele e Luiza, consideram a importância dos esportes para a maior disposição, também ressaltam pontos importantes para se analisar quando o desafio é aliar rotina de estudos intensa com atividades físicas.

Manoela Forato, 20 anos, pratica softball e hip-hop durante a semana. “Gosto muito dos esportes que pratico, principalmente softball e é por quê gosto muito do meu time, dos meus amigos”, diz. Ela, que já praticou jiu jitsu, acredita na importância em se praticar novas modalidades. “Sempre pretendo praticar outras atividades físicas, além das que já pratico. Gosto de Handball, vôlei”.

Ela reconhece o desafio e consequências de práticas esportivas com intensidade. “Eu acho que em alguns momentos a atividade física ajuda e em outros atrapalha. Ajuda por que você se sente melhor, não fica muito estressada, faz bem para a mente. Mas, ao mesmo tempo atrapalha por quê é cansativo”, afirma Manoela.