Ícone do site CartaCampinas

Grupos de cultura popular participam da Lavagem das Escadarias da Catedral

No sábado de Aleluia, 26 de março, acontecerá mais uma edição da tradicional cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, que completa 31 anos em 2016. O evento reúne cerca de 500 pessoas que caminham em procissão, com saída da Estação Cultura, seguindo em cortejo pela rua Treze de Maio até a Catedral, acompanhadas pelas fundadoras e organizadoras do evento, as mães de santo Mãe Dango e Mãe Corajacy.

A Lavagem das Escadarias conta com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras, provenientes de Campinas, Região Metropolitana e algumas cidades do estado de São Paulo. Participam também do cortejo representantes e grupos de cultura popular de Campinas. Durante o trajeto, o Grupo de Teatro e Dança Savuru e Capoeira IBECA farão performances e outros grupos de cultura popular como Casa de Cultura Tainã , Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira, se apresentarão após a cerimônia da lavagem integrando a programação cultural, que ainda contará com apresentação do Samba de Yayá.

A lavagem das escadarias é uma tradição das Comunidades de Terreiro de Candomblé em todo país. O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e a energia da água, buscando partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também na benção de todos os Nkisis (Deuses). A essência da alfazema está ligada às energias femininas do Candomblé.

O evento também busca ser um momento de inclusão e, como parte do compromisso social, tem parceria com o Projeto da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde que, desde 2009, conta com a Tenda da Saúde de exames DST/AIDS em colaboração com o SUS.

O público também poderá saborear comidas típicas, como acarajé, abará, pastel e outros quitutes nas barracas localizadas na Praça José Bonifácio (em frente à Catedral). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação
9h – Concentração na Estação Cultura
10h – Descida em Procissão pela Rua 13 de Maio
12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria
13h às 17h – Shows e apresentações culturais, na programação: Jongo Dito Ribeiro, Afoxé Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira, Casa de Cultura Tainã, Samba de Yayá, Urucungos, Puitas e Quinjengues
17h – Encerramento

LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL METROPOLITANA DE CAMPINAS
26 de março a partir das 9h
Praça José Bonifácio ( em frente a Catedral) –
Concentração e saída: Estação Cultura
Evento gratuito

Sair da versão mobile