12814814_1004845132928642_1950577339719524244_nNo sábado de Aleluia, 26 de março, acontecerá mais uma edição da tradicional cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, que completa 31 anos em 2016. O evento reúne cerca de 500 pessoas que caminham em procissão, com saída da Estação Cultura, seguindo em cortejo pela rua Treze de Maio até a Catedral, acompanhadas pelas fundadoras e organizadoras do evento, as mães de santo Mãe Dango e Mãe Corajacy.

A Lavagem das Escadarias conta com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras, provenientes de Campinas, Região Metropolitana e algumas cidades do estado de São Paulo. Participam também do cortejo representantes e grupos de cultura popular de Campinas. Durante o trajeto, o Grupo de Teatro e Dança Savuru e Capoeira IBECA farão performances e outros grupos de cultura popular como Casa de Cultura Tainã , Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira, se apresentarão após a cerimônia da lavagem integrando a programação cultural, que ainda contará com apresentação do Samba de Yayá.

A lavagem das escadarias é uma tradição das Comunidades de Terreiro de Candomblé em todo país. O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e a energia da água, buscando partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também na benção de todos os Nkisis (Deuses). A essência da alfazema está ligada às energias femininas do Candomblé.

O evento também busca ser um momento de inclusão e, como parte do compromisso social, tem parceria com o Projeto da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde que, desde 2009, conta com a Tenda da Saúde de exames DST/AIDS em colaboração com o SUS.

O público também poderá saborear comidas típicas, como acarajé, abará, pastel e outros quitutes nas barracas localizadas na Praça José Bonifácio (em frente à Catedral). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação
9h – Concentração na Estação Cultura
10h – Descida em Procissão pela Rua 13 de Maio
12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria
13h às 17h – Shows e apresentações culturais, na programação: Jongo Dito Ribeiro, Afoxé Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira, Casa de Cultura Tainã, Samba de Yayá, Urucungos, Puitas e Quinjengues
17h – Encerramento

LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL METROPOLITANA DE CAMPINAS
26 de março a partir das 9h
Praça José Bonifácio ( em frente a Catedral) –
Concentração e saída: Estação Cultura
Evento gratuito