Esta é a principal recomendação apresentada nesse domingo (31) pela organização sobre a influência que a presença de fumantes em filmes e séries de televisão exerce sobre a decisão de alguém começar a fumar.
Entre 1978 e 1988, cerca de 200 atores e diretores receberam cachê da indústria do cigarro para fumar em filmes. Em 1988, o governo americano proibiu a prática, mas os filmes continuam mostrando atores fumando sem critério de classificação. Uma pesquisa com 250 filmes americanos de grande bilheteria década de 90 mostrou que 87% exibiam alguém fumando.
A OMS acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes pode retardar o início desse hábito, assim como as doenças a ele associadas.
De acordo com os centros de Prevenção e Controle de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas com fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.
Em 2014, nos Estados Unidos, 36% dos filmes classificados “para todos os públicos” tinham cenas com fumantes.(Agência Lusa/Carta Campinas)
Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…
Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…
(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…
(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…
(imagem reprodução) Uma nova plataforma digital interativa – denominada Crimeta Russa – reúne e detalha…
(foto rosinei coutinho e nelson jr. stf) Uma minuta de resolução do Tribunal Superior Eleitoral…