Por Ericka Araújo

divulga the progaganda gameCrianças sorrindo, famílias felizes celebrando e paisagens lindas, essa é abertura do documentário “The Propaganda Game” produzido pelo cineasta Álvaro Longoria, sobre a Coreia do Norte.

Fascinado pela Coreia do Norte, Álvaro, assim como muitos, questiona se tudo o que se lê e ouve sobre a Coreia do Norte é verdadeiro. Motivado a encontrar a resposta, depois de muitas tentativas, ele finalmente consegue a permissão para entrar no país e gravar imagens e entrevistas, tendo material suficiente para produzir o longa-metragem. Críticos econômicos e sociais contribuem com a produção por fazerem um leitura da forma como o país é administrado pela dinastia Kim.

A percepção que obtive após assistir o filme foi que há uma manipulação, uma propaganda elaborada pelo governo para que àqueles que estão fora do país cheguem à conclusão que ali tudo está em paz e em perfeita harmonia. E que há uma grande conspiração por parte dos EUA contra a Coreia do Norte por questões de disputa territorial. Imagens de cidadãos sorrindo, universidades com equipamentos de geração… tudo parece implantado, uma montagem para passar algo que não é a verdade em si.

O documentário finaliza com perguntas não respondidas e dá a sensação de que quem mora lá vive em um conto de fadas e que só há finais felizes.

Para quem tem Netflix: