Por Camila Amaral

woman-872815_640Depressão é uma palavra forte, que vem sendo sentida por muitas pessoas de diferentes faixas etárias e é explicada como uma doença que precisa de tratamento médico, um dos maiores sintomas é a falta de vida.

Às vezes fico me perguntando, se neste mundo tão “moderno”, tão cheio de tecnologias que une as pessoas, ou pelo menos tenta aproximar, reduzir a saudade, se não estaria relacionado com o aumento da depressão?

Observo que o contato com as redes sociais, muitas vezes, fazem as pessoas quererem ser, o que elas não são realmente. E às vezes, elas passam mais tempo no mundo virtual que no mundo real. Tem-se perdido o contato com o ser humano, a conversa com os amigos presenciais, nem que seja no final de semana, ou de um final semana. Enfim, muita coisa tem mudado, nesse mundo moderno!
E outra, se você não é adepta a essa mudança é considerada uma pessoa antissocial. Mas quem realmente estaria fora da sociedade? Bom, as pessoas não param para pensar, apenas seguem o fluxo.

Qual a primeira coisa que você faz quando acorda? Vai checar o whatsapp? O facebook… entre outros? Ficou feliz por ter recebido mais de 567 curtidas? E os 235 comentários? 231 mensagens novas? Uauuu! Isso levanta sua auto-estima virtual né?

E dar um bom dia para quem está do seu lado, você se lembrou? Observou aquela moça que sentou ao seu lado? Aquele senhor que tentou puxar um papo? E aquela criança?

É, talvez não teve tempo, pois você estava no seu mundo. E talvez, de tanto ficar isolado em seu mundo, você vem aumentando sua tristeza e sua baixa auto-estima real.

Não sei dizer, se esta minha observação faz sentido. Mas percebo que muitas pessoas que parecem felizes nas redes sociais, na vida real são tristes e vazias.

Em seu mundo virtual é a pessoa “mais popular”, mas no mundo real é tão “fechada” não fala nem um “oi” com as outras pessoas. E vivem trancadas em lugares fechados e escuros.

Não sou uma crítica ao extremo da tecnologia, mas as pessoas precisam pensar na intensidade de seu uso e se observarem mais, como pessoas humanas e também valorizarem o seu mundo real.

Quem sabe assim, ao invés de ouvirmos tanto falar da DEPRESSÃO como uma palavra forte e com sintomas perigosos, não ouvimos: DÊ-PRESSÃO? Para que sua vida tenha mais sentido! Você já parou para pensar no que te move? Curta sua vida virtual, mas DÊ-PRESSÃO na sua vida real!

Camila Amaral Pereira é mestranda pela Universidade de Estadual de Campinas