Na prática, a realização de convênios entre os governos federal, estadual e municipal e essas organizações fica extinta. A partir de agora, para celebrar parcerias, as organizações da sociedade civil deverão comprovar tempo mínimo de existência, sendo três anos para atuar junto com a União, dois anos com Distrito Federal e estados e um ano com municípios. Nesse último caso, a lei passará a valer em janeiro de 2017.
Há inúmeros casos relatados de problemas entre OSs e governos
Justiça determina sequestro de bens dos administradores da UPA-Valinhos
Hospital de Campinas poderá ser administrado por OS que levou caos a várias cidades
Após aprovar Plano de Educação, Jonas abre convênio com OS (organização social)
Mudanças
Uma das novidades mais importantes é a abrangência nacional da nova legislação, que passa a estabelecer as mesmas regras para a União, o Distrito Federal, estados e municípios firmarem parcerias com as organizações. Outro ponto do texto é a obrigatoriedade de uma chamada pública para firmar parcerias com as organizações. A expectativa é que a medida dê mais transparência na aplicação dos recursos públicos e amplie as possibilidades de acesso das organizações da sociedade civil a esses recursos.
Histórico
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil tramitou no Congresso Nacional por mais de dez anos. O texto final incorporou contribuições de diversos grupos. Na avaliação da Secretaria de Governo da Presidência da República, a entrada em vigor da lei constitui um avanço na democracia, valoriza a atuação de uma sociedade civil autônoma e participativa; reconhece as suas diferenças e especificidades para a construção de parcerias; e estabelece regras claras para o acesso legítimo, democrático e transparente aos recursos públicos, além de mecanismos eficazes para coibir fraudes e o mau uso dos recursos públicos. (Ag Brasil / Karine Melo)
(foto joedson alves - ag brasil) Aliados do candidato derrotado à Presidência da República, Flávio…
(foto ary brandi - divulgação) Você já pensou em viajar pela história do teatro? E…
(imagem polícia federal) A Polícia Federal (PF) entrou em contato com autoridades argentinas na manhã…
(foto divulgação) A música do Clube da Esquina será tema de uma série de encontros…
(foto marcelo camargo - ag brasil) Após a confirmação da vitória de Lula (PT) nas…
(foto claudia ribeiro - divulgação) Rita Von Hunty sobe aos palcos ao lado da Cia…