13127172883_bd9ebb8a6c_kAs cidades de Campinas, governada por Jonas Donizette (PSB) e Sumaré, governada por Cristina Carrara (PSDB), além de outras cidades do interior de São Paulo, estão sendo investigadas em um esquema chamado de ‘máfia da merenda. A cidade de Americana, na RMC, também está sendo investigada.

A investigação, da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo, revelou um esquema de corrupção na compra de alimentos para merenda escolar envolvendo o governo de São Paulo e pelo menos 17 prefeituras do interior paulista.

Um colaborador da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), que é baseada em Bebedouro (SP) denunciou a fraude. Segundo ele, a cooperativa contratava “lobistas” que seriam responsáveis por pagar propina a agentes públicos para obter contratos.

O maior contrato da Coaf investigado é com a Secretaria de Estado da Educação de Geraldo Alckmin (PSDB), que pagou R$ 7,7 milhões à cooperativa. Também são investigados contratos das seguintes prefeituras do interior de São Paulo: Bebedouro, Paraíso, Novaes, Santos, Colômbia, São Bernardo do Campo, Santa Rosa do Viterbo, Bauru, Mogi das Cruzes, Barueri, Araras, Cotia, Mairinque e Caieiras. Leia aqui reportagem de Thiago Herdy sobre o assunto. (Com informações do 247)