Por Paulo Costa

O Que Te Impede de Ter Leveza na Alma 1O grupo EmQueda, formado por alunos de dança e música da Universidade Estadual de Campinas, traz com seu espetáculo “O que te impede de ter leveza na alma?” uma crítica às relações sociais e às dualidades a que estamos inseridos diariamente, além de instigar uma reflexão pessoal no espectador.

Formado por bailarinos e músicos do Instituto de Artes da Unicamp, a composição do espetáculo teve o envolvimento de todos os integrantes. Desde a coreografia até a música, o desenvolvimento das cenas se deu por meio de trabalhos com improvisação e estudo conjunto.

O questionamento trazido pelo título do espetáculo atinge em cheio o público: o que nos impede de ter leveza em nossas almas? O que cada um de nós carrega que nos impossibilita de viver, digamos, em plenitude? As respostas a tais questões não são respondidas. E isso é proposital. Longe da pretensão de esclarecer o que nos aflige, o espetáculo flerta com possíveis respostas, o que pode ser conferido com os movimentos rígidos e ao mesmo tempo suaves das bailarinas, uma vez que a leitura das cenas não se restringe à ordem técnica, mas principalmente emocional de quem assiste.

Realizado em conjunto, o processo criativo ocorreu de forma orgânica e coletiva, com leituras e discussões sobre as referências. E uma das primeiras referências foi Inferno, de Dante Alighieri. O resultado é instigante: os jogos de ideias entre punição, pecado, moral, céu e inferno fazem parte do tom regido pela música e pelos movimentos que ora ilustram nossa dependência com os outros, ora ilustram nossa individualidade. São as contradições da vida que aparecem para fazer refletir o espectador atento.

cena ritual ana carlaEnvolvendo a participação das pessoas da plateia, a busca pela transgressão ao limite público-palco fica evidente quando entramos no espetáculo: não há palco. Todos ocupam um espaço em comum, onde uma corda separa o grupo do público. No entanto, essa segregação torna-se inútil quando em diversos momentos alguém da plateia é tomado para fazer parte do centro da sala, transferindo a emoção do bailarino para o espectador.

“O que te impede de ter leveza na alma?” foi um trabalho que buscou versar sobre a individualidade e a relação de cada um com sua própria “liberdade da alma” e o que nos impede de atingir tal estado de leveza. Somado ao caráter sentimental, a crítica às opressões sociais e como o homem contemporâneo vive em um mundo cercado por relações de poder leva-nos a respirar fundo e pensar que a melhor resposta para tantos questionamentos talvez seja uma só: dançar.
O grupo pretende continuar com o espetáculo, buscando programas de fomento à dança e visando levar o trabalho acadêmico à comunidade, na tentativa de aproximar sociedade e arte.

O Que Te Impede de Ter Leveza na Alma 2