Biografia não autorizada de Banksy mantém o mito em torno do artista

a7276fd6cd36a68be2f112cdbc40f21c_La7276fd6cd36a68be2f112cdbc40f21c_LO público poderá conhecer um pouco mais sobre Banksy, o grafiteiro e ativista político britânico, por meio da biografia não-autorizada “Banksy, por trás das paredes”, escrita pelo jornalista Will Ellsworth-Jones, e publicada pela Editora Nossa Cultura.

“Banksy – Por trás das paredes” é uma biografia que desvenda a arte do grafiteiro Banksy, já que ninguém sabe ao certo quem ele é. Artista de personalidade genuinamente enigmática, cuja identidade nunca foi revelada, ele permanece como uma incógnita, tanto para o público como para a crítica, desde 1990 quando surgiu.

O desafio do autor – que não tem a intenção de desmascará-lo – foi reunir diversas peças e mostrar como, no espaço de apenas uma década, alguém cujo trabalho era considerado por muitos como mero vandalismo, tornou-se uma espécie de tesouro da Grã-Bretanha. Para escrever o primeiro relato completo da carreira de Banksy, o autor conversou com conhecidos e adversários grafiteiros.

Ele é o fora da lei que foi arrastado, relutante, mas reiteradamente, cada vez mais em direção ao sistema da arte. Ele é o artista que zombou tanto dos museus quanto das galerias de arte”, descreve o autor.

Banksy é um artista único e responsável por todo um novo movimento na arte. Capitalista relutante, atualmente suas obras são vendidas em leilões por centenas de milhares de libras. Para alguém que foge dos holofotes, oculta seu verdadeiro nome, nunca mostra o rosto e concede entrevistas apenas por e-mail, ele é notavelmente famoso. Sobre o anonimato, Banksy alega que o mantém para se proteger da lei e da ordem.

Fazem parte do caderno de fotos do livro grafites e exposições como a “Turf War”, de 2003, que provocou reações de defensores dos direitos dos animais, e que na época gerou a ele ainda mais publicidade e exposição. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

AddThis Website Tools

Recent Posts

Estação Cultura recebe o Mercado Místico e o 2º Festival de Comida Árabe

(imagem divulgação) A Estação Cultura de Campinas será palco de um fim de semana especial…

14 hours ago

Da literatura ao hip-hop, Festival Cidade da Cultura valoriza a arte e identidade afro-brasileira

(foto firmino piton - pmc) A literatura produzida por autores negros, a cultura hip-hop e…

15 hours ago

Orquestra Filarmônica de Patos de Minas faz concerto gratuito em Campinas

(foto rodrigo diniz - divulgação) A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas apresenta em Campinas…

15 hours ago

Veja como o 4º relatório antifacção de Guilherme Derrite claramente beneficia o crime organizado

Marivaldo Pereira (foto valter campanato - ag brasil) Os pontos incompetentes e que beneficiam o…

15 hours ago

Cólera traz a ‘Oxigênio Tour’ a Campinas com punk e consciência ambiental

(foto alexandre mazzei - divulgação) A banda Cólera, uma das mais emblemáticas e influentes do…

16 hours ago

STF barra anseio escravocrata de não pagar o intervalo escolar do professor, mas abre brecha

(foto tânia rego - ag brasil) O homem é o lobo do homem. Agora o…

1 day ago