57d6786a430b3ae9f83f859234f646eeDesta sexta-feira, 27 de novembro, a 31 de janeiro de 2016, o Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, localizado em Joaquim Egídio, recebe a exposição “Ingredientes do Brasil”, da fotógrafa Zaida Siqueira.

A mostra é resultado de pesquisa de mais de uma década e traz um panorama da produção artesanal de alimentos em várias regiões do país. O trabalho complementa o projeto do livro e exposição intitulados “Cozinhas do Brasil”, de 2007, cujo olhar era voltado aos hábitos e elementos do cotidiano doméstico brasileiro.

A exposição tem 120 imagens e 20 objetos relacionados aos ingredientes do Brasil. Foram retratados procedimentos sequenciais da produção de farinhas, óleos, sal, açúcar, café, chocolate, condimentos e corantes, além de féculas de milho, de mandioca, de batata, de araruta, de óleo de coco, de dendê, de buriti, de pequi, entre outros.

De acordo com Zaida, o fator que a levou a ampliar o projeto “Cozinhas do Brasil” foi a falta de conhecimento das pessoas em relação aos ingredientes presentes mesmo em pratos muito populares: “Nos centros urbanos, quase não se sabe que pão de queijo é feito a partir de mandioca, ou que maisena e fubá são feitos de milho”, diz a fotógrafa.

A artista construiu um mosaico com imagens de plantas nativas do Brasil, encontradas em canteiros, como a ora-pro-nóbis (rogai por nós, em latim) – assim chamada porque costumava ser plantada atrás das igrejas -, beldroega, bredo, taioba, dente-de-leão, serralha, vinagreira, e plantas de grande valor alimentar. “Os nossos valiosos matos, ricos em nutrientes, infelizmente pouco valorizados”, afirma.

A exposição também terá objetos como cestos, gamelas e vidros com farinhas, castanhas e condimentos, que poderão ser tocados. Há ferramentas como o tipiti, cilindro feito a partir de um trançado de palha, usado em tribos indígenas para espremer a mandioca ou milho ralados.

As edificações destinadas à produção de alimentos, como as casas de farinha, casas de óleo e de queijo, também foram incluídas na pesquisa e aparecem em grandes imagens panorâmicas: “Quando fotografei as cozinhas, fui também para fora delas”, explica a fotógrafa.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Ingredientes do Brasil
Abertura: 27 de novembro, sexta-feira
Horário: 19h
Período: 27 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016
Horários: sábados e domingos, das 10h às 19h
Local: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular – Rua Heitor Penteado c/ Rua José Ignácio, 14, Joaquim Egídio, Campinas (ao lado da subprefeitura de Joaquim Egídio)
Informações: (19) 3231-3387
Entrada gratuita