freight- public domain ccO Escritório Sebrae-SP de Campinas realizará no dia 1º de dezembro o seminário “Caminhos para Exportação”. Dirigido a empresários e empreendedores, o evento é gratuito, com início às 9h, no Ciesp Campinas.O objetivo de fomentar o acesso ao mercado internacional para micro e pequenas empresas da região.

O seminário contará com seis palestras voltadas ao comércio internacional, com orientação sobre os mecanismos para acesso à exportação, os desafios para os pequenos negócios, a importância das certificações e adequação de produtos para exportação e os programas de incentivo e apoio para o comércio internacional. O evento terá apresentações do Sebrae-SP e parceiros Alibaba, Connect Américas, Correios, IPT, Investe-SP, Apex e Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região.

Diferente de outros países, no Brasil é baixa a participação das micro e pequenas empresas no mercado internacional. Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas, José Carlos Cavalcante, a participação das MPEs nas exportações brasileiras é de apenas 1%. “As MPEs enfrentam dificuldades na gestão do negócio, na eficiência do processo produtivos e em gerir o processo de exportação e precisam vencer alguns desafios como a adequação do produto ao mercado externo e das normas e certificações”, destaca Cavalcante.

O seminário é aberto para empresários de micro e pequenas empresas da indústria, comércio e serviços com potencial para realizar transações comerciais internacionais. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo telefone 0800-570 0800.

Serviço
Seminário “Caminhos para Exportação” em Campinas
Data: 1º de dezembro (terça-feira), das 9h à 17h30
Local: Ciesp Campinas (Rua Padre Camargo de Lacerda, 37, Jardim Chapadão)

Programação
9h00 – Palestra: “Oportunidades e desafios da internacionalização das micro e pequenas empresas” (Sebrae-SP e Investe-SP)
10h00 – Palestra: “Conquistando mercados internacionais por meio do Alibaba.com”
11h00 – Coffee-break
11h20 – Palestra: “Certificações e adequação de produto para exportação – IPT”
12h20 – Almoço livre
14h00 – Palestra: “Conectando e promovendo negócios nas Américas” (Connect Américas)
15h00 – Palestra: “Exporta Fácil: o serviço de exportação dos Correios – Correios”
16h00 – Coffee-break
16h20 – Palestra: “Produtos e Serviços da APEX no apoio às Empresas Exportadoras”
17h20 – Encerramento

Informações e inscrições: F. 0800-570-0800 / Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas F. (19) 3284-2230