mortalha_miniNeste dia 2 de novembro, segunda-feira, será lançado o quadrinho independente “Mortalha”, do desenhista campineiro Caio “Yo”.

A obra discorre sobre a morte e a dificuldade em lidar com ela. “Todas as horas nos ferem, mas a última nos mata”, diz um provérbio latim citado no final da revista. “Há muito tempo eu queria escrever uma história sobre esse tema. Muitos afirmam que, estando conscientes da nossa efemeridade, passamos a ter uma atitude de maior compaixão com os outros”, lembra o desenhista Caio Yo, que pesquisou sobre a morte em diferentes sociedades, gerações e épocas para abordar o tema em seu livro.

A história começa com o funeral de Sir Baptiste, o cavaleiro-mestre do miserável escudeiro Bartolomeu, que morre inesperadamente e deixa o seu pupilo à mercê das dificuldades da vida. Com questionamentos e indagações internas, ao ser confrontado com esse momento difícil, ele acaba partindo pra uma viagem sobrenatural e encontra o Deus-Verme – a forma como chamam a Morte.

A obra é bastante influenciada pela tradição artística medieval denominada “Vanitas”, que usava simbolismos e motivos para lembrar a todos da transitoriedade da vida. Um exemplo extremo desses costumes foi a construção em Évora, Portugal, de uma pequena capela feita totalmente de esqueletos humanos. Dentro, crânios e ossos cobrem, até os dias de hoje, as suas paredes e pilares. Só a descrição já soa assustadora. Mas, na entrada, para os desavisados, está uma frase esculpida em um grande arco de pedra: “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

O quadrinho faz parte de um crescente cenário independente, onde os autores vendem os seus projetos diretamente para os leitores. “Mortalha” poderá ser comprado nos próximos dois grandes eventos do quadrinho nacional: o FIQ, que acontece de 11 a 15 de novembro em Belo Horizonte, e o CCXP , que acontece de 3 a 6 de dezembro em São Paulo.

“Com a divulgação pela internet e as plataformas de financiamento coletivo, o número de quadrinhos independentes cresce a cada ano no Brasil. São publicações de vários gêneros diferentes, onde os autores têm a liberdade de contar as suas histórias” – lembra Caio Yo.

O quadrinho está disponível para compra online no site do selo Pixoretto e, em breve, em lojas especializadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Caio Souza “Yo”, nascido em 1986, reside na cidade de Campinas. Já teve seus trabalhos expostos no Irã, Noruega, Japão e Estados Unidos, além de Salões de Humor e Exposições nacionais e internacionais. Trabalha como professor de desenho; ilustrador de peças publicitárias e editoriais, livros didáticos e infantis e infográficos, e também como colorista de histórias em quadrinhos e storyboards. Acesse o portfólio