divulgaUma série de atividades em Campinas vai marcar o início do Projeto ‘Ruas de Histórias Negras’. O Projeto consiste na instalação de placas com informações sobre personalidades negras que dão nome a ruas, praças e locais históricos.

Inicialmente, serão 42 placas, em diversas regiões da cidade; quatro já estão instaladas. Em atendimento à Indicação do vereador Carlão do PT, autor do projeto, a administração municipal encaminhou a demanda à Setec (Serviços Técnicos Gerais), que é a responsável pela confecção e instalação das placas.

A primeira atividade será na quinta (5), às 15 horas, na Câmara Municipal, com a apresentação do projeto a profissionais de Educação e Cultura da Rede Municipal, a integrantes de movimentos sociais e a toda a população interessada. “Estamos inseridos em um processo histórico que exclui a população negra do protagonismo social. Acreditamos que o projeto será uma oportunidade de provocar reflexões sobre as representações e valorizações históricas do povo negro”, disse Carlão.

O ato de lançamento oficial do Ruas de Histórias Negras será no domingo, dia 8 de novembro, na Rua Mestre Tito (Vila Industrial), às 9 horas, onde foi instalada uma das placas. Mestre Tito (Tito de Camargo Andrade) foi um curandeiro com grande conhecimento sobre ervas e que curou vários barões, além de realizar o sonho de iniciar a construção da igreja de São Benedito (finalizada por Ramos de Azevedo), em Campinas. No mesmo dia, o ato terá sequência com a apresentação do concerto ‘Sinfonia dos Orixás’, de Almeida Prado, pela Orquestra Sinfônica de Campinas, às 11 horas, no Teatro Castro Mendes (para convidados).

O Projeto ‘Ruas de Histórias Negras’, de autoria do vereador Carlão (Campinas-SP), com pesquisa realizada por Edna Almeida Lourenço com apoio da historiadora Alessandra Ribeiro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço:

Apresentação do Ruas de Histórias Negras

Dia 5 de Novembro (quinta-feira), às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta)

Lançamento oficial do Ruas de Histórias Negras

Dia 8 de novembro (domingo), às 9 horas, na Rua Mestre Tito (Vila Industrial). Às 11 horas, apresentação da ‘Sinfonia dos Orixás’ pela Orquestra Sinfônica de Campinas, no Teatro Castro Mendes (Vila Industrial), para convidados.

Missa Crioula

Dia 13 de novembro (sexta-feira), às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Penha (Avenida da Abolição, 1007, bairro Ponte Preta).

Diploma Zumbi dos Palmares

Dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta).

Homenagem a Grande Otelo

Dia 22 de novembro (domingo), às 10 horas, na Rua Grande Otelo (Vila União).

Homenagem a José Neves Balthazar

Dia 29 de novembro (domingo), às 10 horas, na Praça José Neves Balthazar (Vila Castelo Branco).