Sem títuloDe 20 a 23 de outubro, acontece na Unicamp, por meio do Instituto de Artes (IA), o XIX Encontro da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), a maior sociedade acadêmica de estudos de cinema e do audiovisual da América do Sul.

O evento terá apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores, mestrandos e doutorandos, além de palestras e mostras de filmes. O tema do encontro é “Cinemas em Redes”, expressão que se refere a um conjunto de mudanças significativas no âmbito da imagem em movimento. Nelas, as tecnologias e os ecossistemas digitais são parâmetros de transformações e, ao mesmo tempo, sinalizadores de uma fronteira histórica que coloca uma baliza no tempo: o passado analógico, o presente e o futuro digitais.

Seriam os vocabulários artísticos inerentes ao cinema, à televisão e ao vídeo profundamente abalados por tais mudanças tecnológicas, econômicas e culturais? Como os mercados, nas lógicas da geopolítica e do capital transnacional, se (re)definem? E que estratégicas políticas de subjetivação seriam ativadas nesses processos?

Uma das mostras do Encontro, “Cinema Campineiro em Debate”, vai acontecer no Museu de Imagem e Som de Campinas (MIS). A programação do dia 23 (6ª), a partir das 19h,  é uma Mostra do Núcleo de Cinema de Animação da cidade.

Serão exibidos os curtas: Moda da Pinga; Cuikíri; Molecagens – Brincadeiras de Rua; Kamenã; Um novo começo; Cuidando, dá linha; Nhô Tonico; Os melhores amantes bebem café; 100; A gata borralheira; A lição; Quem sabe; O burrico e o bem-te-vi; Eletro Gato; Os Hai-Kais do príncipe; A sombra misteriosa e Bacuri.

Além destes, serão exibidos os trailers dos filmes “Historia antes de uma história”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi. O Núcleo de Cinema de Animação também participa da programação da  9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que acontece de 22 a 31 de outubro.

A programação completa do evento com mais detalhes pode ser vista pelo SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)