foto de vídeoO prefeito da cidade de Elias Fausto, que fica a 44 km de Campinas, Laércio Betarelli (PSDB), foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (2/10). O crime aconteceu por volta das 11h da manhã. O prefeito estava no bairro Carimã para visitar uma obra de canalização de um córrego quando uma caminhonete teria se aproximado e uma pessoa fez os disparos.

Betarelli estaria sozinho no momento do crime, mas havia operários na proximidade. A Polícia Civil não descarta nenhum motivo do crime, inclusive problemas de licitações. Em março último, prefeito fez boletim de ocorrência por ameaça de um empreiteiro da cidade.

Segundo informações do Uol, o prefeito também criticava a atuação do delegado da cidade, Gullis Scrocca. Ele pediu a transferência do delegado para o atual secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes, que não atendeu o pedido.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o corpo do prefeito foi levado para necrópsia no Instituto Médico Legal de Piracicaba, também no interior de São Paulo. Após ser comunicado do crime, o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, viajou até Piracicaba para conversar com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, Paulo Afonso Bicudo. As investigações serão feitas pela Delegacia de Investigações Gerais da Seccional de Piracicaba.

De acordo com a secretaria, ontem o prefeito, o secretário de Segurança Pública e oito vereadores da cidade estiveram reunidos para assinar um convênio com a Polícia Militar.

Laércio Betarelli nasceu em 13 de fevereiro de 1957. Foi professor de estatística e física e trabalhou no Departamento de Obras da prefeitura, até que, em 1989, foi eleito vereador. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1997 e 2000 e de 2005 a 2008 e cumpria seu terceiro mandato na prefeitura.

A prefeitura de Elias Fausto publicou no Facebook uma mensagem de luto em homenagem ao prefeito. (Carta Campinas/ Agência Brasil)